quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

STF arquiva pedido de reajuste para a Corte



Carolina  Brígido
O Globo     -     09/02/2012




BRASÍLIA - O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou ontem uma ação em que a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) pedia reajuste de 4,8% no salário dos ministros da Corte.

Os vencimentos dos juízes de todo o país são calculados em percentuais do salário dos ministros do STF. Na ação, a entidade pedia a aprovação imediata do projeto de lei 2.197 de 2011, que prevê o reajuste conforme a correção inflacionária do ano passado.

Se aprovado, o salário de ministro do STF, que corresponde ao teto do funcionalismo público, passaria de R$ 26,7 mil para R$ 27,7 mil.

A Ajufe alegou que o Poder Legislativo estaria em débito com a magistratura por não ter votado o projeto no ano passado. Na decisão, Lewandowski disse que não houve omissão do Congresso Nacional.

Para ele, para se fazer esse tipo de declaração, é preciso haver "superação excessiva de prazo razoável". O ministro disse que a tramitação na Câmara dos Deputados foi "regular".

"A presente impetração revela-se, portanto, manifestamente prematura, visto que ainda não se mostra configurada hipótese de retardamento abusivo e desarrazoado na prestação da atividade legislativa pretendida.

A proposta de reajuste encaminhada ao Congresso Nacional, como visto, tem como referência temporal o ano de 2012, que está apenas em seu início", escreveu Lewandowski.

O projeto de lei foi encaminhado ao Congresso Nacional em agosto de 2011 pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso. Um outro projeto de lei também prevendo reajuste salarial a integrantes do Judiciário foi enviado do Congresso Nacional em agosto de 2010, mas também não foi votado. A Ajufe também reclamou desse projeto ao STF em outra ação, que ainda não foi julgada. O relator é o ministro Joaquim Barbosa.

Segundo o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, a Constituição prevê, desde 2005, que os salários dos magistrados sejam reajustados a cada ano, de acordo com a inflação do ano anterior.

Wedy diz que nos últimos sete anos as perdas salariais chegam a 33%, pois desde 2005 houve um único reajuste, de 8%, em 2008.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra