terça-feira, 13 de março de 2012

Governo cria regras para controlar acúmulo de cargos públicos



Jornal Extra     -     13/03/2012





RIO - O Ministério do Planejamento, por meio do Diário Oficial da União (DOU), instituiu novas regras para o acúmulo de cargos de servidores públicos federais. Em portaria publicada nesta terça-feira, fica estabelecido que o funcionário que possui mais de um emprego na esfera pública federal, "para fins de controle de dados", deve comunicar a dupla função.

O DOU agora obriga os servidores a prestarem as seguintes informações no momento da posse do novo emprego: "a denominação do cargo/emprego/função que exerce; a jornada do cargo/emprego/função que exerce; a unidade da federação em que exerce o cargo/emprego/função; o nível de escolaridade do cargo/emprego/função; a data de ingresso; e a área de atuação do cargo (médico, saúde, magistério)".

De acordo com a Constituição, apenas profissionais da área da saúde, professores, juízes e integrantes do Ministério Público podem ter mais de um emprego público.

O servidor público aposentado que possa vir a ter uma nova função na administração pública federal também terá que informar os dados ao Ministério do Planejamento.

O DOU diz ainda que "o cumprimento do disposto nesta Portaria Normativa é condição essencial e indispensável para a posse, o exercício e a permanência do servidor/ empregado no cargo efetivo/ emprego público, no cargo em comissão ou na função comissionada, bem como para a percepção da pensão civil a que faça jus" e que "Cabe aos dirigentes de recursos humanos, aos servidores ativos e aos aposentados, aos beneficiários de pensão civil e aos empregados públicos, observar a aplicação e o cumprimento do disposto nesta Portaria Normativa, sob pena de responsabilização administrativa, civil e criminal".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra