sexta-feira, 15 de junho de 2012

Decisão do STF sobre FGTS de ex-servidor afeta milhares de processos na Justiça do Trabalho



Jornal Extra    -    15/05/2012




O direto ao FGTS dos ex-servidores que tiveram contrato de trabalho declarado nulo devido à ausência de aprovação em concurso público, garantido em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira, dia 13, vai afetar milhares de processos que correm na Justiça do Trabalho. Somente no Tribunal Superior do Trabalho (TST), há seis mil ações em análise que aguardavam a definição do STF quanto ao tema, sendo que os que estão em outras instâncias também serão afetados.

O entendimento adotado pelo STF é o mesmo da Súmula 363 do TST. Ela determina ser devido o depósito do FGTS quando o contrato for declarado nulo nas hipóteses previstas no artigo 37, parágrafo 2º, da Constituição, que exige o concurso público para preenchimento de cargos no setor público, quando mantido o direito ao salário. A redação anterior contemplava apenas o direito ao salário pactuado em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra