terça-feira, 19 de junho de 2012

Greve atinge consulados brasileiros no exterior



Verena Fornetti
Folha de S. Paulo     -     19/06/2012






NOVA YORK - O Sinditamaraty, que reúne servidores do Ministério das Relações Exteriores, informou nesta terça-feira que funcionários de 67 consulados ou embaixadas do Brasil no exterior entraram em greve por tempo indeterminado. O ministério diz que serviços consuladores urgentes deverão ser mantidos.


O sindicato afirma que, excluindo os servidores que participam da Rio+20, dois terços dos funcionários aderiram à greve, inédita na categoria. Os representantes dos trabalhadores se comprometeram que a cúpula no Rio não seria atingida pela paralisação. O ministério diz que ainda não há um balanço oficial da paralisação.


Em Nova York, assistentes e oficiais de chancelaria estão em greve desde segunda. Os diplomatas não aderiram. Funcionários contratados localmente também decidiram parar, mas por 24 horas. O consulado não será aberto ao público amanhã.
De acordo com o Sinditamaraty, as representações brasileiras em Paris, Roma, Berlim, Londres, Tóquio e Madri também foram afetadas.


Os sindicalistas não divulgaram o percentual de aumento requerido. Documento distribuído à imprensa informa que os grevistas "reivindicam revisão salarial, para recompor perdas dos últimos 25 anos".


Turistas em viagem ao exterior podem consultar o site do Itamaraty para conhecer os telefones de emergência dos consulados.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra