quarta-feira, 20 de junho de 2012

Greve de auditores fiscais atrasa despachos em terminal de Foz



Estelita Hass Carazzai
Folha de S. Paulo     -     20/06/2012





CURITIBA - A operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal começou a gerar os primeiros reflexos na movimentação das exportações e importações brasileiras.


A categoria reivindica reajuste salarial de 30,18%. O governo federal, segundo o Sindifisco, não fez nenhuma proposta até agora.


Em Foz do Iguaçu (PR), o pátio de caminhões do porto seco, que comporta cerca de 720 veículos, já está lotado. Havia outros 200 aguardando senha para entrar nesta quarta-feira.
O terminal é o segundo maior porto seco do país. Recebe e envia cargas sobretudo ao Paraguai e à Argentina.


Desde segunda-feira, os auditores fiscais estão passando pente fino em todas as cargas dos canais amarelo e vermelho de exportação e importação produtos que necessariamente passam por checagem de documentação, mas nem sempre pela conferência física da carga.
Com a operação-padrão, todas essas cargas estão sendo checadas, o que atrasa o despacho aduaneiro.


Em Foz do Iguaçu, as cargas amarela e vermelha representam cerca da metade dos 500 caminhões diários que passam pelo porto seco com a operação-padrão, apenas 30 estão passando pelo despacho diariamente.


A maioria das cargas em espera são exportações de fertilizantes, veículos (para a Argentina) e máquinas.


Agora, os transportadores temem revoltas de caminhoneiros e deterioração das cargas, caso a espera se arraste.


Quem está na fila não tem banheiro, restaurante, não pode abandonar o caminhão porque roubam. Chega um momento em que a motoristada se revolta, diz o empresário Mário Alberto de Camargo, da Associação Comercial de Foz do Iguaçu.


Em Manaus, a mobilização provoca atraso de 10% na liberação semanal de cargas importadas pelas indústrias e despachadas pela alfândega do aeroporto da cidade.


O diretor do Cieam (Centro das Indústrias do Estado do Amazonas) Ronaldo Mota disse que advogados das indústrias preparam ações judiciais contra o governo para pedir a liberação de cargas retidas.


Colaborou KÁTIA BRASIL, de Manaus




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra