terça-feira, 21 de agosto de 2012

Servidores da UFPR e do IFPR aprovam proposta do governo


Terra     -     21/08/2012




Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) decidiram, em assembleias realizadas nesta terça-feira, aceitar a proposta do governo de reajuste salarial de 15,8% em três parcelas anuais, a partir de 2013. Inicialmente, os servidores técnico-administrativos reivindicavam 22% de aumento, integrando a proposta linear de outros funcionários públicos federais.


A reunião com o governo federal para selar o acordo está marcada para a noite desta quarta-feira. "Na assembleia de hoje foi aceita a proposta de acordo com o governo federal.


A não ser que aconteça algo diferente na reunião de quarta, na assembleia de quinta será formalizado o encerramento da greve", explica Márcio Palmares, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest-PR).

Os servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) ainda realizarão assembleias para decidir se continuam ou não em greve.


A paralisação causou transtornos para os alunos das instituições de ensino e também no Hospital de Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.


O caso mais drástico aconteceu no Setor de Transplante de Medula Óssea do hospital, que teve seu atendimento prejudicado pela ausência de profissionais. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a intervir e pedir para que o sindicato da categoria indicasse substitutos para que a área não ficasse desfalcada. Transplantes foram adiados e o hospital bloqueou metade dos leitos no setor.

Houve ainda problemas no atendimento nos serviços de urgência e emergência, com o bloqueio de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, UTI Neonatal e na unidade semi-intensiva. Os casos encaminhados por meio da rede municipal de saúde eram direcionados para outros hospitais de Curitiba. O HC ainda divulgou que mais de 20 mil consultas deixaram de ser feitas por conta da paralisação dos servidores que atuam nos serviços de diagnóstico e exames de imagem.


A UFPR decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre com a greve dos servidores e dos professores. Os alunos de pós-graduação, que continuaram com suas atividades, tiveram dificuldades em prosseguir com os estudos diante da falta de serviços em bibliotecas, laboratórios e outros setores administrativo. Os docentes, que entraram em greve em maio, seguem paralisados. Os professores realizaram uma assembleia na tarde desta quarta-feira. Os docentes reivindicam reestruturação de carreira.


Vestibular
Durante a greve dos servidores, a UFPR publicou o edital do vestibular 2013, marcado para o fim do ano. A expectativa da universidade, no início de agosto, era de que o concurso vestibular não passaria por problemas se a paralisação dos técnico-administrativos fosse até setembro. As inscrições já foram abertas e vão até 21 de setembro, pelo site. As provas estão marcadas para 11 de novembro (primeira fase) e 9 de dezembro (segunda fase).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra