domingo, 2 de setembro de 2012

Dilma manda Cardozo resolver impasse na PF


Jorge Freitas
Correio Braziliense     -     02/09/2012





Policiais federais não aceitam aumento de 15,8% concedido a todos os servidores e continuarão parados

Após o envio do projeto de lei que fixa o Orçamento-Geral da União de 2013 com adesão de quase todos os servidores públicos federais ao reajuste de 15,8% proposto pelo governo em três anos, a decisão de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de manter a greve criou um impasse dentro do governo, pois se esgotou o prazo para a assinatura dos acordos salariais.


A presidente Dilma Rousseff quer que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resolva de vez o imbróglio, pois há um mês foi informada de que a situação estava sob controle, o que os fatos desmentiram.

Os dirigentes sindicais da categoria pretendem recorrer ao relator do projeto de lei do Orçamento de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR), para que ele convença o governo a conceder aumento maior que os 15,8% oferecidos. Pressionado pela presidente, Cardozo não gostou da ameaça feita pelos policiais de parar as investigações em curso e disse que aplicará a lei. "Seremos rigorosos no controle do ponto", garantiu o ministro na última sexta.


Embora tenha sido incluído na proposta do Orçamento, os servidores do Judiciário também não aceitaram o reajuste linear de 15,8% em três anos. A presidente Dilma encarregou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, de conversar com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, para tentar convencer a categoria a aceitar a oferta.

Cartilha
Os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal iniciarão a semana com mais protestos, mesmo que decidam por suspender a greve que vem desde 7 de agosto. Eles distribuirão uma cartilha esclarecendo à população as funções que eles têm desempenhado, muito além do que prevê a legislação, como atuar na área da inteligência, investigando e fazendo relatórios. Eles querem a reestruturação da carreira e da tabela salarial, que atualmente é nível médio, embora todos os cargos da carreira policial federal sejam de nível superior.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra