sábado, 8 de dezembro de 2012

TJ arquiva os inquéritos sobre morte de Duvanier


Jornal de Brasília     -     08/12/2012




O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) arquivou os inquéritos que apuravam a morte do então secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, ocorrida em janeiro deste ano. A decisão é do juiz da 6ª Vara Criminal de Brasília e atende a pedido ratificado do Ministério Público do DF (MPDFT).

Duvanier foi vítima de enfarto e morreu após procurar atendimento médico em dois hospitais particulares de Brasília. Ele morreu na recepção de um deles. Na época, o Hospital Santa Lúcia disse não ter negado atendimento e o Santa Luzia informou não ter registro de qualquer caso de emergência ou negativa de atendimento para Duvanier.

As investigações foram feitas por duas delegacias: enquanto a 1ª DP apurou a suspeita de crime praticado por profissionais dos hospitais, a Delegacia do Consumidor investigou a existência de crime contra a relação de consumo, diante da negativa de atendimento ao plano de saúde Geap.

Finalizadas as investigações, o MP pediu o arquivamento dos inquéritos. De acordo com o promotor Diaulas Ribeiro, não havia elementos que indicassem que os crimes tenham sido cometidos.

QUESTIONAMENTO

Apesar disso, o juiz da 6ª Vara Criminal de Brasília encaminhou os autos à Procuradoria-Geral de Justiça, pedindo a manifestação do Ministério Público “como instituição”. A 1ª Câmara de Coordenação e Revisão da Ordem Jurídica Criminal do MPDFT, então, ratificou posicionamento favorável ao arquivamento, entendendo que não havia provas para o crime de omissão de socorro ou “qual - quer outro delito".

Assim, o TJDFT, “mesmo sem concordar com a manifestação do órgão ministerial”, acatou o pedido de arquivamento.

SAIBA MAIS

Em janeiro, a presidente Dilma solicitou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que apurasse a suposta negligência no atendimento e pedido que "providências exemplares" fossem tomadas em relação ao caso.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra