Agência Senado
- 02/05/2013
Autor de projeto de lei que retoma a exigência de
pós-graduação para professores concursados em instituições federais de ensino
superior, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) antecipou que vai
trabalhar para que a matéria seja analisada em regime de urgência na Câmara dos
Deputados.
O PLS 123/2013 foi aprovado no último dia 24 pela Comissão
de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa. Se não houver
recurso para votação em Plenário - o prazo termina na próxima semana - a
matéria seguirá diretamente à Câmara.
- Não sei se haverá recurso a Plenário, mas, indo a proposta
para a Câmara, trabalharei para que lá receba regime de urgência – afirmou o
senador à Agência Senado.
O projeto de lei de Aloysio Nunes altera o artigo 8º do
Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal (Lei 12.772/2012) para
assegurar a exigência da formação mínima em nível de pós-graduação stricto
sensu (mestrado e doutorado) como requisito do concurso público para ingresso
na Carreira de Magistério Superior das instituições federais de ensino.
A justificativa para a matéria é de que a própria Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- Lei 9.394/1996) já previa a
pós-graduação como requisito para magistério superior. No ano passado, no
entanto, uma pequena mudança no plano de carreira dos professores federais,
feita pelo governo, eliminou a exigência. Com isso, ficou permitido o ingresso
na carreira de magistério superior, por meio de concurso público, de qualquer
portador de diploma de graduação, na qualidade de “professores auxiliares”.
A retomada da exigência deve, na avaliação de Aloysio Nunes,
impedir a interrupção da curva ascendente de qualificação profissional
verificada na última década entre os professores de ensino superior. Dados do
Censo da Educação Superior de 2010, realizado pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas (Inep), apontaram uma elevação da titulação dos docentes
entre 2001 e 2010.
O título de doutorado foi o que mais aumentou – 123,1% em
dez anos. Em seguida vieram o mestrado (99,6%) e a especialização (23,2%). O
levantamento apontou também decréscimo de 42,9% das funções docentes com apenas
graduação. Na carreira pública, o número de docentes com doutorado subiu de
35,9%, em 2001, para 49,9%, em 2010. No caso do mestrado, apesar de menos
significativo, também houve aumento: de 26,9%, em 2001, para 28,9%, em 2010.
Comissão
Na Comissão de Educação, a matéria foi relatada pela
senadora Ana Amélia (PP-RS), que deu parecer favorável à proposta, defendendo a
busca de qualificação cada vez maior no ensino superior. Na apreciação do
projeto, a senadora Ana Rita (PT-ES) tentou pedir mais tempo para debater a
proposta, a pedido do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que poderia
apresentar sugestões ao texto. No entanto, por ter sido feito fora do prazo, o
pedido de vista da senadora foi negado.
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