segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Servidores do Serpro conhecem Estratégia de Governança Digital


BSPF     -     03/08/2015




Servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) conheceram hoje (3) a proposta para implantar a primeira Estratégia de Governança Digital (EGD) do governo federal. O documento em elaboração pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) terá validade para os 219 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O evento foi realizado na sede do Serpro, em Brasília.

A proposta de elaboração do documento está alinhada ao Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado em fevereiro de 2015 pela Presidenta Dilma Rousseff. Neste sentido, a EGD coloca a Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) para viabilizar o acesso à informação, promover melhores serviços governamentais e ampliar a participação social.

“Nosso desafio é evoluir rapidamente para uma estrutura de serviços transacionais, onde os cidadãos consigam ter suas necessidades atendidas sem a necessidade de interação com um servidor público”, disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

O trabalho para a construção da EGD começou em junho deste ano. Para elaborar o documento, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realizou um seminário internacional, três oficinas e abriu consulta pública no Portal da Participação Social (Participa.br) para receber sugestões de gestores, servidores, academia e sociedade em geral, esforço que resultou em 1.194 contribuições.

"Utilizamos as duas últimas semanas para analisar as colaborações recebidas. Até o fim de agosto esperamos publicar o decreto da EGD, que orientará os órgãos do Sisp até 2019", informou Heckert. 

A EGD substituirá a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), instrumento anteriormente utilizado para alinhar as iniciativas de TIC às estratégias do governo federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra