UnB Agência - 08/10/2010
Funcionários curtiram momento de alívio relembrando as passagens da luta.
Cerca de 90 pessoas se reuniram na manhã de sexta-feira, 8, na Praça Chico Mendes, para desfrutar de churrasco oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). Em meio a brindes entusiasmados, os funcionários relembraram os momentos difíceis dos 6 meses de greve e destacaram as lutas que a categoria ainda tem que travar. O reitor José Geraldo de Sousa Júnior esteve também na comemoração e cumprimentou os membros da categoria pela vitória alcançada.
A greve mais difícil que já a categoria já enfrentou. Assim Cosmo Balbino, coordenador geral do Sindicato, classificou a paralização que alcançou o marco de maior do país. Cosmo destacou ainda que momentos dramáticos, como a greve de fome do servidor Marcelo Parise. ajudaram a vitória.
O sentimento de que ainda existem batalhas a serem travadas permanece na cabeça dos servidores. “Teremos que retomar a luta pela reestruturação do plano de carreira, por exemplo”, colocou o dirigente do Sintfub Mauro Mendes.
O reitor José Geraldo de Sousa Júnior parabenizou os servidores pela resistência em uma greve legal, que garantiu o funcionamento dos serviços essenciais da UnB. “Eles podem se considerar vitoriosos e dignos dessa comemoração”, elogiou.