Agência Câmara de Notícias - 28/06/2011
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), determinou o aprofundamento das investigações, por parte do colegiado, sobre a terceirização dos serviços de emissão de passaportes e de controle de imigração nos aeroportos.
O trabalho, sob coordenação do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), será realizado pela subcomissão permanente para a investigação de denúncias e acompanhamento de operações policiais.
Segundo Prado, é preciso apurar melhor as reclamações encaminhadas hoje por sindicalistas em audiência pública sobre o tema, a fim de conhecer as reais dificuldades de orçamento da Polícia Federal (PF) e corrigir a “distorção abominável” da terceirização. Ele acrescentou que a emissão de passaportes e, sobretudo, o controle de imigração são serviços essenciais para o Estado.
Durante o debate, vários parlamentares manifestaram a intenção de convocar o ex-diretor-geral da PF Luiz Fernando Corrêa, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para esclarecimentos sobre a prática da terceirização.
A audiência já foi encerrada no Plenário 5.