terça-feira, 7 de junho de 2011

Técnicos da UnB entram em greve


UnB  Agência     -     07/06/2011




Adesão à paralisação nacional foi aprovada por unanimidade em assembleia nesta terça-feira

Os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília decidiram aderir à greve nacional da categoria deflagrada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra). A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada por unanimidade pelos cerca de 200 técnicos presentes em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) na manhã desta terça-feira. Decisão acontece oito meses após a maior greve da história das universidades, quando os servidores técnicos pararam durante 187 dias contra a ameaça de corte da parcela de 26,5% dos salários pelo Ministério do Planejamento.

Os trabalhadores reivindicam um piso inicial de três salários mínimos, mudança nos incentivos de qualificação relacionados a cursos de aprimoramento e abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada e precarizada para as áreas administrativas e dos Hospitais Universitários. A pauta inclui também pendências da greve nacional em 2007, quando a categoria conquistou a estruturação da carreira. “Se o governo quer priorizar a educação, os servidores técnicos tem de ser ouvidos”, afirma Mauro Mendes, um dos dirigentes do sindicato.

Representantes dos terceirizados da universidade também foram favoráveis à paralisação e sinalizam uma greve conjunta. Os motivos seriam os constantes atrasos de pagamento e também a demora no repasse dos retroativos de dois meses, acordados entre as empresas e os funcionários, e que devem ser pagos até hoje. “A partir de amanhã também iremos convocar os terceirizados”, disse Francisco Targino, da comissão de terceirizados de portaria. A UnB tem cerca de 4,5 mil funcionários terceirizados.

Às 14h30 o comando de greve se reúne na sede do Sintfub para definir como vão manter os serviços essenciais da UnB. Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), 16 universidades já votaram a favor da paralisação até esta manhã. A UnB tem cerca de 2,5 mil servidores.

A próxima assembleia está marcada para a próxima terça-feira e o sindicato reforçou a convocação para a marcha nacional da Fasubra, no dia 16, em frente ao Congresso Nacional.

Aguarde mais informações.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra