sábado, 6 de agosto de 2011

Servidor é punido


Autor(es):  Fábio Monteiro
Correio Braziliense     -     06/08/2011




Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), um servidor da Câmara dos Deputados terá que devolver cerca de R$ 150 mil aos cofres públicos. José Veiga Filho foi responsabilizado pelo sumiço, em fevereiro de 1996, de 187 talões de auxílio-alimentação, totalizando, à época, R$ 40.422,29. A restituição será feita por meio do contracheque do funcionário. O número e o valor das parcelas serão definidos pela Justiça.

O servidor foi submetido a processo administrativo disciplinar na Câmara e a uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU). Após se considerado culpado, ele recebeu uma suspensão, convertida em multa, além de ser obrigado a devolver o dinheiro.

Veiga Filho, que era coordenador do programa de auxílio-alimentação da Câmara, entrou com um mandado de segurança do STF alegando que seus direitos estariam sendo violados pelo TCU. Seus advogados se basearam em um julgamento anterior, no qual a corte entendeu que nenhum desconto em contracheque pode ser feito sem a autorização do trabalhador. Foi a mesma estratégia usada no processo da Câmara.

Entretanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) convenceu os ministros do STF de que a decisão não foi arbitrária. O desconto no contracheque do servidor era legal, porque, com o desaparecimento dos talões, houve dano à administração pública.Veiga não foi encontrado pelo Correio.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra