quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Servidores decidem manter greve


Blog do Servidor Público Federal     -     03/08/2011




Categoria aprovou continuidade da paralisação por unanimidade em assembleia que contou com apoio da ADUnB

O presidente da Associação dos Docentes de Brasília (ADUnB), Ebnezer Nogueira, esteve na assembleia dos servidores técnico-administrativos na manhã desta terça-feira para manifestar apoio à paralisação da categoria, que já dura 56 dias. Após uma hora de debate, os funcionários decidiram, por unanimidade, manter a greve. Cento e setenta e quatro servidores assinaram o livro de presenças e cerca de oitenta deles permaneciam na praça Chico Mendes quando a votação aconteceu, às 11h30.

“Vim demonstrar meu apoio e dizer que estamos tentando auxiliar ao máximo”, disse Ebnezer. O presidente da ADUnB não descarta a possibilidade de que os professores engrossem o movimento dos técnicos. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) se reuniu com representantes da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento na tarde desta terça-feira para discutir pauta de reivindicações da categoria. A Andes fará ainda neste final de semana balanço de assembleias que acontecem em universidades de todo o país para discutir reajuste salarial e plano de carreira. “A direção da Andes está sinalizando para a construção de um movimento que pode apontar para uma greve”, acredita Ebnezer.

PRAZO – Entre as reivindicações dos técnicos, está o reajuste do piso salarial em pelo menos três salários mínimos. Os servidores tentam garantir a negociação com o governo federal até o próximo dia 31, quando o Executivo encaminha ao Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012. "Precisamos intensificar o movimento para garantir na LDO o aporte de recursos suficientes para atender às reivindicações salariais da categoria”, defendeu Maurício Sabino, integrante do comando de greve na UnB.

Após a assembleia, os servidores fecharam a entrada principal do Restaurante Universitário. Segundo o sindicato, o acordo com a Reitoria para reabrir o RU foi de que seriam mantidos o café da manhã e o jantar dos alunos de baixa renda, mas somente pela entrada de trás. Já a Biblioteca, fechada desde o início da greve, deve reabrir no próximo dia 8, com o trabalho de bolsistas e terceirizados.

No próximo dia 11, os servidores farão marcha nacional em Brasília. Além da UnB, estão em greve outras 43 universidades federais.

Fonte:  UnB Agência



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra