segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reajuste para Judiciário fica nas mãos do Congresso



Autor(es): Por Juliano Basile e Raquel Ulhôa  
Valor Econômico     -     05/09/2011





Brasília - O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), defende que é "direito" do Supremo Tribunal Federal (STF) propor elevação salarial a seus servidores e "obrigação" do Legislativo procurar uma solução, mas alerta que o Orçamento está "engessado" e "não há garantia de que vão ter tudo o que pedem". Após o mal estar entre o STF e o Executivo, cabe agora ao Congresso a tarefa de buscar, no Orçamento da União para 2012, fonte de recursos para a elevação de salários do Poder Judiciário e do Ministério Público Federal.

"Nos foi entregue um Orçamento fechado num dia e no outro apareceu uma conta de R$ 7,7 bilhões. Temos que analisar. O Orçamento está com mais de 80% dos recursos engessados. A margem de manobra é pequena", disse. A partir do dia 13, a comissão vai se reunir toda terça, quarta e quinta-feira.

Num recuo em relação ao que havia enviado dois dias antes, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso, na sexta-feira, mensagem com a proposta de aumento salarial do Judiciário e do Ministério Público, com impacto total de R$ 7,7 bilhões em 2012. O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, havia reclamado da não inclusão do pedido do Judiciário no Orçamento.

Vital pretende conversar também com Peluso. O senador reconhece a "independência constitucional" do STF para apresentar a proposta e diz que o Congresso precisa tentar encontrar a receita necessária para pagar. Não sabe, no entanto, de onde os recursos serão tirados. "Esse vai ser o nosso trabalho. Nem sempre querer é poder."

Na mensagem, a presidente diz que a proposta não foi incluída por causa do "quadro de incerteza econômica mundial". Peluso evitou comentar. Segundo a assessoria do STF, o ministro disse apenas que, agora, o caso "é página virada".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra