domingo, 4 de dezembro de 2011

Câmara promove debate sobre previdência do servidor público



Portal Vermelho     -     04/12/2011






A previdência complementar do servidor público será debatida em comissão geral, no plenário da Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (dia 7). O governo quer aprovar, ainda este ano, o projeto de lei que cria a Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

A decisão para o debate aconteceu nesta quinta-feira (1º) durante reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). De acordo com o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), que participou da reunião, o debate é importante para proporcionar esclarecimentos sobre a proposta e permitir um amadurecimento sobre o tema.
“O PT posiciona-se na defesa de três fundos: do Judiciário, do Legislativo e do Executivo. Também defendemos o aumento da alíquota para garantir uma tranquilidade atuarial para todos e, ainda, que a gestão dos servidores possa participar de forma paritária com os empregadores”, explicou Teixeira.

Ele disse ainda que “defendemos que o benefício seja estendido às mulheres, já que elas têm aposentadoria especial e também as categorias com aposentadoria especial”.

Em defesa da criação do Fundo Previdenciário, ele disse que “a criação desse fundo vai gerar uma justiça tributária maior entre os servidores públicos e privados”.

O projeto aplica aos servidores admitidos depois da aprovação do novo regime o mesmo teto de aposentadoria dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (atualmente em R$3.689,66). Para receber uma aposentadoria maior, os servidores poderão participar da Funpresp, escolhendo com quanto querem contribuir, segundo os planos de benefícios oferecidos.

O projeto, que tramita com urgência, consta da pauta de votação do plenário e a expectativa dos líderes é a de ele seja votado esta semana.

De Brasília
Com agências



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra