sábado, 25 de maio de 2013

Policiais devem ser afastados por fraudar concurso da PF


BSPF     -     25/05/2013




O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) pediu o afastamento de quatro policiais da Polícia Federal por fraudarem o concurso da corporação em 2001. O esquema criminoso de cola foi descoberto pela própria PF em 2010 após análise das respostas idênticas marcadas nos gabaritos dos quatro candidatos. Segundo o próprio ministério, as chances de se conseguir o resultado idêntico sem irregularidades seria trilhões de vezes inferior a de alguém acertar sozinho na mega-sena.

Após a confissão dos envolvidos, a PF constatou que a fraude utilizada foi a conhecida como ‘piloto’, quando a organização paga uma pessoa que domina o conteúdo cobrado em edital (o piloto) para se inscrever no concurso e responder as questões corretamente. Na hora da prova, as redações são escritas de forma individual enquanto os candidatos aguardam as respostas das perguntas objetivas. Quando as finaliza, o piloto então vai ao banheiro e as escreve no local para que os demais copiem.

Além de indenização por danos morais, o MPF/DF quer que a Justiça anule os atos de nomeação e de posse dos quatro agentes e obrigue que eles devolvam o dinheiro público gasto tanto com o curso de formação quanto com os salários acumulados, cerca de R$ 1,8 milhão. Outros três candidatos também estavam envolvidos no esquema, mas não conseguiram passar no concurso, o valor cobrado deles será de R$ 120 mil devido aos gastos apenas com curso de formação profissional.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra