quinta-feira, 27 de junho de 2013

Servidor de carreira toma posse como diretor da ANP


Agência Brasil     -     27/06/2013




Rio de Janeiro – O engenheiro José Gutman tomou posse hoje (2) como diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Gutman ocupava o cargo de superintendente de Participações Governamentais da ANP e é o primeiro funcionário concursado a chegar ao cargo de diretor da agência de petróleo e o terceiro entre todas as agências reguladoras.

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade Candido Mendes, o diretor fez mestrado em Planejamento Energético e especialização em Economia da Regulação pelo Instituto de Economia da UFRJ. Ele começou na ANP há 14 anos como funcionário temporário e ingressou por meio de concurso público em 2005.

O nome de Gutman para a diretoria foi uma sugestão pessoal da diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, que apostou na competência e bom relacionamento do funcionário. “Ele entrou na ANP como temporário, 14 anos atrás, decidiu fazer o primeiro concurso público, foi muito bem aprovado, é um auxílio importante, um quadro técnico qualificado da agência e é uma pessoa querida, uma pessoa boa”.

Gutman disse que são muitos os desafios que a ANP tem pela frente. “A produção do Brasil vai mais que dobrar até o final da década, tem as rodadas de licitação, a ANP vem adquirindo, ao longo do tempo, várias atribuições, como a regulação da produção de etanol. Então, um dos desafios é adequar o quadro técnico da agência às atividades que são demandadas pelas nossas atribuições”.

Para o novo diretor da ANP, o fato de ser concursado fortalece os servidores. “A carreira é relativamente recente, o primeiro concurso, no qual eu entrei, é de 2005, embora eu já estivesse na ANP antes. Isso fortalece o quadro técnico, dá um incentivo, uma moral. Hoje já tem vários concursados que já assumem cargos de gestão, então é muito bom para a carreira”.

O nome de José Gutman para a diretoria foi aprovado pelo Senado no dia 8 de maio e ele foi nomeado por decreto da presidenta Dilma no dia 28 de maio. O mandato é quatro anos.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra