domingo, 1 de setembro de 2013

Servidora pública deve desocupar imóvel destinado à reforma agrária no Acre


BSPF     -     01/09/2013




A 4.ª Turma Suplementar do TRF da 1.ª Região determinou a desocupação, em 60 dias, de um imóvel localizado no Seringal Benfica, município de Feijó/AC. A área de 12,8 hectares (equivalente a 128.000m²) integra a região do Projeto de Assentamento (PA) Benfica, desapropriada para fins de reforma agrária.

Em 2001, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) buscou a 2.ª Vara Federal em Rio Branco/AC para reivindicar a propriedade do imóvel. Após o pedido ser negado, em primeira instância, o caso chegou ao TRF da 1.ª Região em forma de apelação.

No recurso, o Incra voltou a defender que o imóvel é de sua propriedade desde 1991, quando outra decisão judicial confirmou a destinação da área aos assentados rurais. Em 1994, todos os ocupantes que não se enquadravam nas regras da reforma agrária foram notificados a deixarem as terras e, cinco anos mais tarde, a demarcação topográfica confirmou que a área de 12,8 hectares integrava o perímetro reservado ao PA Benfica.

O Incra também argumentou que o casal residente no imóvel não se enquadra no perfil de pequenos agricultores sem-terra – previsto na Lei 4.504/64 e no Decreto 59.428/66 – porque a mulher trabalha como servidora pública e o marido é dentista.

O casal rebateu as alegações, ao afirmar que a ré não é servidora pública, mas ocupante de cargo em comissão “de livre nomeação e exoneração”. Além disso, afirmou ter adquirido as terras em 1998, por meio de contrato particular de promessa de compra e venda, e que ambos tornaram o imóvel produtivo diante da posse “mansa, pacífica e de boa-fé”.

Ao analisar o caso, contudo, o relator da ação no TRF, juiz federal convocado Rodrigo Navarro de Oliveira, deu razão ao Incra. No voto, o magistrado esclareceu que a posse sobre as terras era “precária” porque, mesmo sendo de boa-fé, não poderia anular os direitos do legítimo proprietário. “A propriedade do Incra é incontroversa, em face de haver sido consumada a desapropriação, com subsequente registro imobiliário”, pontuou.

Também pesou contra os ocupantes o fato de eles exercerem atividades econômicas distintas da rural. Além de usar o imóvel como moradia, o casal deveria comprovar que tira dele o sustento, como prevê a lei. “Embora a primeira requerida, de fato, não seja servidora pública ocupante de cargo efetivo — sendo tão somente ocupante de cargo em comissão —, isso não a torna trabalhadora rural”, finalizou o relator. O voto foi acompanhado pelos outros dois magistrados que compõem a 4.ª Turma Suplementar do Tribunal.

Turmas suplementares – Em fevereiro de 2011, sete turmas suplementares foram criadas, excepcionalmente, para o Mutirão Judiciário em Dia do TRF da 1ª Região. O mutirão tem o objetivo de julgar 53 mil processos ingressos no Tribunal até o fim de 2006, em cumprimento às metas 2, de 2009 e 2010, estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cada turma suplementar é composta de dois juízes federais convocados e presidida por um desembargador federal do TRF.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra