José Wilson Granjeiro
Congresso em Foco
- 02/11/2013
Ao longo de dez anos, o total dos servidores da União
aumentou 28%, passando de 883.192, em 2002, para 1.130.460, em 2012. Mulheres
quase alcançam os homens na ocupação de postos
Faço questão de iniciar o artigo desta semana enviando o meu
abraço a todos os servidores públicos brasileiros. O dia deles foi comemorado,
com toda a justiça, na última segunda-feira, 28 de outubro. Um dos maiores
orgulhos de minha vida pessoal e profissional é fazer parte dessa coletividade
há dezessete anos. Ser membro dela foi o que me tornou capaz de exercer com
sucesso a atividade de empreendedor da área de concursos públicos, que me ocupa
nos dias de hoje.
Para quem não conhece a origem do Dia do Servidor, vou
contar rapidamente como essa data comemorativa entrou em nosso calendário. Foi
em 1943, há exatos 70 anos, com a edição, em 28 de outubro, do Decreto Lei
5.936, no governo de Getúlio Vargas.
O decreto fora precedido pela criação do Conselho Federal do
Serviço Público Civil, em 1937, antecessor do mais tarde famoso DASP –
Departamento Administrativo do Serviço Público, instituído em 1938. Durante
mais de três décadas, o DASP foi responsável pela normatização do setor no
Brasil, além de ter criado as bases da organização administrativa que vemos
hoje, estabelecidas na Constituição Federal e na Lei 8.112, o chamado Estatuto
dos Servidores Públicos.
Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas atuam no serviço
público em todo o país. Quase 1,1 milhão delas exercem suas atividades no
governo federal, 6 milhões estão nos municípios e 3 milhões preenchem os
quadros dos estados e do Distrito Federal, segundo o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
Isso corresponde a 12% da população empregada. É um
contingente formidável de pessoas, que abrange todas as áreas de atividades e
serve aos três Poderes da República – Executivo, Legislativo e Judiciário –, em
funções que vão dos cargos mais simples até os postos de alto escalão,
ocupados, por exemplo, por ministros de tribunais superiores, por ministros de
Estado e – por que não – pela própria presidenta da República.
Se há uma característica muito importante do serviço público
brasileiro, é que ele se renova constantemente, por força da norma
constitucional contida no artigo 37. Em observância ao dispositivo, o
preenchimento dos cargos públicos se dá, obrigatoriamente, por meio de concurso
de provas ou de provas e títulos. Essa é a regra de ouro do nosso serviço
público.
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) acaba de
divulgar um estupendo estudo sobre o perfil do servidor público brasileiro. Os
dados foram coletados ao longo de dez anos, entre 2002 e 2012. Alguns deles
trazem informações preciosas para quem deseja ingressar em uma das carreiras de
nossa administração pública.
Vamos aos dados. No Executivo, o número de servidores civis
e militares subiu de 775.116, em 2002, para 984.423, em 2012, crescimento de
27%. O número de civis é quase o dobro do número de militares (633.682, contra
350.741), e o crescimento na esfera civil foi um pouco maior do que na militar
(28% e 26%, respectivamente). Entre os civis, a maior quantidade de pessoas
trabalha na administração direta (235.357), mas o setor que mais cresceu (160%)
foi o do Ministério Público da União. Em dezembro de 2002, o órgão contava com
5.859 servidores e, em dezembro 2012, já registrava 15.238 pessoas em seus
quadros.
O Legislativo e o Judiciário apresentaram crescimento de 26%
e 28%, respectivamente, mas o Judiciário conta com número muito maior de
servidores: 104.971, contra 25.828 do Legislativo. Mas não se engane: esses
números levam à conclusão de que apenas Câmara e Senado empregam o equivalente
a quase ¼ de todo o contingente de servidores do Judiciário brasileiro. Esse
dado reflete a distorção que existe em nosso sistema político e/ou
administrativo.
Ao longo dos dez anos examinados pela Enap, o total dos
servidores da União aumentou 28%, passando de 883.192, em 2002, para 1.130.460,
em 2012. O crescimento coincide com o período em que o Partido dos
Trabalhadores esteve à frente do governo, nos dois mandatos do ex-presidente
Lula e nos primeiros dois anos de governo da presidenta Dilma Rousseff. Quanto
à distribuição de pessoal, a maior parcela é de servidores civis que trabalham
para o Executivo (57%), seguida pela parcela de militares (32%), pelo
contingente de servidores do Judiciário (9%) e, finalmente, pelas carreiras do
Legislativo (2%). Em resumo, o maior empregador da administração pública
brasileira é, mesmo, o governo federal.
Quanto à questão de gênero, os números mostram que as
mulheres já quase alcançam os homens na ocupação de postos no serviço público.
O dado reflete a evolução da nossa sociedade. Hoje, elas tomam cada vez mais
espaço nas mais diversas atividades profissionais. Não poderia ser diferente no
serviço público. Segundo a Enap, em dezembro de 2012 os cargos públicos eram
ocupados por 54% de homens (288.325), contra 46% de mulheres (241.635). Outros
números colhidos pela Enap: em relação à faixa etária, a maioria dos servidores
tem entre 51 e 55 anos. Em termos geopolíticos, a região Sudeste conta com 38%
desse efetivo, ao passo que o Centro-Oeste abriga 17%.
Os números referentes à escolaridade também são muito
importantes no estudo da Enap. O principal dado, a meu ver, é que, enquanto o
percentual de servidores com ensino médio completo baixou de 28,5% para 26% nos
dez anos analisados pelo estudo, o de servidores portadores de diploma de curso
superior subiu de 42,3% para 45,9%. Também aumentaram os percentuais de
pós-graduação (3,2% para 4%), de mestrado (4,1% para 6,5%) e de doutorado (4,5%
para 10,1%). Isto é, as oportunidades de aperfeiçoamento, especialização e
pós-graduação no serviço público estão melhores do que nunca. Em decorrência
disso, o nível de escolaridade é cada vez maior.
A pesquisa da Enap sobre o perfil dos servidores públicos
apresenta outros dados que merecem ser consultados pelos estudiosos e
interessados, em especial pelos concurseiros. Recomendo a leitura do estudo a
todos os que pretendem alcançar o seu lugar nesse grande e importante
contingente de trabalhadores que têm o governo como patrão. Para muitos, pode
parecer um sonho impossível, porém torná-lo realidade depende apenas de muito
estudo e ambição.
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