terça-feira, 6 de maio de 2014

Servidores públicos da Cultura anunciam nova paralisação


Jornal do Brasil     -     06/05/2014




O sindicato dos servidores federais da cultura anunciou, por meio de uma nota, que haverá uma paralisação dos serviços nos dias 7 e 8 de maio. Ao todo, 48 órgãos federais irão aderir ao movimento. Segundo o sindicato, “a paralisação busca a conclusão do cumprimento do acordo de 2007 com os servidores da Cultura, descumprido pelo governo”. Os servidores reivindicam o que chamam de “dificuldades impostas” no processo de negociação do Ministério de Planejamento, que, segundo o sindicato, não se reúne com eles desde 2011. A nota também diz que “as demandas dos servidores advém da necessidade de uma melhoria salarial.

De acordo com a nota, “a ideia principal do movimento paredista é promover a abertura de negociação junto ao Ministério do Planejamento que buscam emergencialmente a recomposição salarial e a implantação de um adicional de titulação, entre outras”.

Segundo o sindicato, “Caso os servidores não sejam atendidos os servidores manterão o indicativo de greve para o dia 12 de maio, ameaçando o funcionamento dos museus e atividades culturais nos diversos estados durante a Copa”.

Os servidores ressaltam que o Ministério da Cultura tem procurado dialogar com o sindicato ,e tanto a Secretária Executiva ( Ana Cristina Wanzler ), quanto a Presidente do IPHAN ( Jurema de Sousa Machado ), já receberam a representação dos servidores e se comprometeram a reabrir as negociações. A nota explicita que já estão agendadas reuniões com o Presidente da Fundação Cultural Palmares e do Instituto Brasileiro de Museus.

A última paralisação dos servidores federais da cultura aconteceu este ano, no dia 29 de abril. No Rio de Janeiro, as atividades foram suspensas em 12 órgãos, como o Museus Nacional de Belas  Artes, o Museu Histórico Nacional e a Superintendência do IPHAN.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra