Tribuna do Norte
- 12/04/2015
Brasília - O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
vai extinguir a versão impressa dos comprovantes de rendimentos dos servidores
públicos federais, aposentados, pensionistas e também dos empregados públicos.
A partir do mês que vem, os chamados contracheques serão acessados
exclusivamente pela internet. A medida deve gerar uma economia de R$ 40
milhões.
“Ao invés de ter um gasto desperdiçado, porque na maioria
das vezes esse contracheque é rasgado e jogado no lixo, vamos economizar isso
para aplicar na atividade fim do governo”, disse o secretário de Gestão Pública
do ministério, Genildo Lins.
Até agora, os servidores podiam optar pela versão impressa
ou online. A portaria publicada no DOU
torna obrigatório informar no Sistema Integrado de Administração de Recursos
Humanos (Siape) um endereço de e-mail para possibilitar o acesso online ao
contracheque eletrônico. A medida de extinção será aplicada de forma
escalonada. Em maio, será para servidores e empregados ativos, militares
oriundos dos ex-Territórios Federais, estagiários, médicos residentes e
contratados temporários. No mês seguinte, junho, aposentados e pensionistas que
já possuem e-mail cadastrado passam a fazer parte da medida.
Para aposentados e pensionistas que ainda não possuem e-mail
registrado no sistema, esse cadastramento será feito no momento da prova de
vida. Para os aposentados que não possuem um endereço eletrônico, o secretário
sugere que cadastrem o de um parente, como filhos.
(ABr)