sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Servidor público


Jornal de Brasília     -     23/10/2015




No dia 28 de outubro, será comemorado o Dia do Servidor Público. A data foi instituída em 1939, no governo de Vargas, pelo Decreto-Lei 1.713, para marcar a criação do Departamento de Administração do Serviço Público (Dasp), órgão responsável pela área de pessoal do Governo Federal até 1964. A comemoração, em 2015, coincidirá com o difícil momento para as categorias de servidores públicos, em todas as esferas de governo e em todos os poderes da República.

Muitos servidores estão sendo afetados por políticas públicas equivocadas: vencimentos desatualizados, perda de direitos e vantagens, falta de política estratégica e contínua de reposição de quadros, condições precárias de trabalho, cortes de contratação de pessoal e de aprimoramento. Os desafios do país para os próximos anos não são poucos. As transformações sociais exigem cada vez mais do Estado a garantia do bem-estar de todos. É indispensável dotá-lo de mecanismos que permitam a busca contínua da eficiência, eficácia e efetividade do gasto, para que esteja apto a promovera entrega de bens e serviços à sociedade e gerar mais e melhores oportunidades.

 O servidor é o Estado em ação e, por isso, precisa realizar suas tarefas com excelência. Para tanto, é necessário democratizar as relações de trabalho, aperfeiçoar a gestão de pessoas e priorizar as estratégias de desenvolvimento. Todo o crescimento nessa área é explicado pela realização de concursos públicos (Constituição de 1988). O Estado deve seguir essa regra e evitar a burla ao mandamento, mediante contratações terceirizadas e comissionadas, práticas há muito condenadas pelos órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas da União (TCU). Como disse Thomas Jefferson: "Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público".

Artigo: J. W. Granjeiro Professor e diretor-executivo da Escola de Governo do DF


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra