segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Comissão aprova reajuste de salários dos servidores da Câmara dos Deputados


Agência Câmara Notícias     -     15/02/2016




A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 2742/15, apresentado pela Mesa Diretora da Casa, que reajusta a remuneração dos servidores integrantes do quadro de pessoal da Câmara dos Deputados.

Pela proposta, o reajuste será escalonado da seguinte forma:

- 5,5%, a partir de 1º de janeiro de 2016;

- 5%, a partir de 1º de janeiro de 2017, aplicados sobre as remunerações vigentes em 31 de dezembro de 2016;

- 4,8%, a partir de 1º de janeiro de 2018, aplicados sobre as remunerações vigentes em 31 de dezembro de 2017;

- 4,5%, a partir de 1º de janeiro de 2019, aplicados sobre as remunerações vigentes em 31 de dezembro de 2018.

O reajuste será estendido a proventos de aposentadoria e pensões sujeitas a reajustes com base na remuneração do servidor ativo.

Parecer

O parecer do relator, deputado Aureo (SD-RJ), foi favorável ao projeto. Inicialmente, ele apresentou substitutivo que previa, entre outros pontos, a alteração do interstício necessário para a progressão entre padrões e promoção entre classes na carreira legislativa dos servidores da Câmara. Após discussão da matéria, ele reformulou o parecer e recomendou a aprovação do texto original.

Para Aureo, o reajuste proposto não é o desejável, uma vez que em, 2015, no período de janeiro a outubro, a inflação acumulada foi de 8,525%, segundo variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Porém, segundo o parlamentar, “é preciso ter em mente as condições adversas em que se encontram a economia e as contas públicas no País, das quais decorrem sacrifícios para a sociedade em geral”. Nesse contexto, o deputado entende que “o reajuste proposto deve ser acolhido como medida possível para o momento”.

Orçamento

Pela proposta aprovada, as despesas decorrentes da proposição correrão à conta das dotações orçamentárias da Câmara dos Deputados.

A proposta de orçamento de 2016 traz autorizações para o reajuste dos servidores públicos dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), além do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União. Para a Câmara, a proposta destina R$ 558,2 milhões para o reajuste previsto no PL 2742/15.

Tramitação

O projeto tem regime de prioridade e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário. O texto foi aprovado em dezembro pela Comissão de Trabalho.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra