Lucas Salomão
G1 - 01/03/2016
Desde 2014, 21 órgãos aderiram ao Sistema Eletrônico de
Informação. Decreto de Dilma obriga órgãos a eliminarem papel até outubro de
2017.
Brasília - Em meio aos esforços para ajustar as contas
públicas, o governo iniciou uma transição para extinguir todos os processos em
papel dos órgãos federais e migrá-los para o meio eletrônico.
Em 7 de outubro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff
publicou um decreto no "Diário Oficial da União" determinando que
todos os órgãos federais devem migrar dos processos em papel para os processos
eletrônicos até 7 de outubro de 2017.
A intenção é economizar em contratos de aquisição de papel,
impressão, serviços de postagem, contratação de mensageiros, além de diminuir a
burocracia e o tempo de tramitação de um processo nos órgãos federais.
A mudança, porém, teve início em 2014 com a implantação do
Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um programa desenvolvido pelo Tribunal
Regional Federal da 4ª Região e adotado como padrão pelo governo.
Desde então, segundo o secretário-adjunto de Tecnologia da
Informação do Ministério do Planejamento, Fernando Siqueira, 21 órgãos, entre
ministérios e outras autarquias, já implantaram o sistema e extinguiram os
processos em papel (veja quais são os órgãos ao final desta reportagem).
"O decreto da presidente Dilma define que os órgãos têm
de sair dos papeis em dois anos. Com o ritmo de trabalho e o sucesso alcançado,
estamos trabalhando para que tenhamos algo muito próximo da universalização até
dezembro deste ano", disse Siqueira ao...
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