segunda-feira, 11 de abril de 2016

Comissionados proibidos de doar a campanhas eleitorais


Jornal de Brasília     -     11/04/2016




Um projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado proíbe de fazer doações a partidos políticos os ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança na administração pública e empregados, proprietários ou diretores de empresas prestadoras de serviços terceirizados que tenham contrato com a União, estados, Distrito Federal ou municípios. O substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 663/2015 ainda deve ser votado em turno suplementar na comissão, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Moralizador

Para o autor - senador Aécio Neves (PSDB-MG) -, tem sido frequente que os eleitos retribuam doações com a indicação para cargos em comissão ou funções de confiança. Já o relator, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), considera que o projeto é moralizador e contribuirá para a redução da influência do poder político no resultado das eleições.

Discriminação

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu a rejeição da proposta, que considerou inconstitucional por estabelecer discriminação entre categorias de servidores, já que a vedação não atinge os funcionários efetivos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra