sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ANS implanta Coleta Seletiva Solidária


BSPF     -     16/09/2016




A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu início à implantação da Coleta Seletiva Solidária de materiais recicláveis no edifício sede, localizado no Rio de Janeiro. Para isso, lançou nesta quinta-feira (15/09) um edital para selecionar associações e cooperativas de catadores habilitadas a receberem esse tipo de material. A ação faz parte de uma série de medidas voltadas para a promoção da sustentabilidade no serviço público federal.

“Nos últimos anos, a ANS tem redobrado esforços no sentido de promover uma mudança de cultura a respeito das questões socioambientais. Por meio de licitações sustentáveis, a Agência tem se empenhado na contratação de serviços e na compra de produtos que causem menor impacto ambiental. Também tem incentivado servidores e colaboradores a reduzir o consumo de energia elétrica, água, telefonia e materiais, como papel e copos plásticos”, explica o diretor-presidente, José Carlos Abrahão. “Com isso, buscamos a racionalização do uso dos recursos naturais e financeiros, a geração de emprego e renda, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente”, completa o diretor.

Serão coletados resíduos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) produzidos por aproximadamente mil servidores e colaboradores. As entidades interessadas em participar da coleta têm até o dia 21 de setembro para encaminhar à ANS os documentos relacionados no edital.

Podem participar associações e cooperativas que atendam aos seguintes requisitos, de acordo com o Decreto nº 5.940/2006:

Sejam exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda;

Não possuam fins lucrativos;

Tenham infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados; e

Apresentem sistema de rateio entre os associados e cooperados.

Os documentos das proponentes serão analisados por uma comissão de servidores encarregada do tema. Caso mais de uma entidade seja habilitada, a comissão dará oportunidade para que promovam acordo entre si para a partilha dos resíduos. Se não houver consenso na divisão, a escolha da entidade será feita por sorteio, durante sessão pública.

A associação ou cooperativa selecionada firmará um termo de compromisso com a ANS para realizar a coleta por um período máximo de dois anos. Caso tenha havido sorteio, cada uma das associações ou cooperativas sorteadas (até o limite de quatro) realizará a coleta por um período consecutivo de seis meses. Após o fim desse prazo, será realizado novo processo de habilitação.

Cronograma do procedimento de habilitação:

Data de divulgação do Edital de Habilitação: 15 de setembro de 2016;

Data limite para entrega dos documentos de habilitação: 21 de setembro de 2016;

Data de divulgação da lista contendo a relação das associações ou cooperativas habilitadas e inabilitadas:23 de setembro de 2016;

Data limite para interposição de recursos contra o resultado da habilitação: 27 de setembro de 2016;

Data de divulgação do resultado dos recursos: 28 de setembro de 2016;

Data da abertura da sessão pública: 29 de setembro de 2016;

Confira o edital e demais documentos relacionados ao processo de habilitação;

Confira as medidas adotadas pela ANS relacionadas à gestão sustentável propostas no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

Fonte: Agência IN


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra