terça-feira, 18 de outubro de 2016

Servidores reclamam de aumento em plano de saúde


Jornal do Senado     -     18/10/2016




Representantes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) protestaram ontem, em audiência na Comissão de Direitos Humanos (CDH), contra o aumento abusivo das contribuições cobradas pela Geap Autogestão em Saúde, a operadora de plano de saúde mais comum entre os servidores públicos federais. Eles também criticaram a ingerência e a indicação política de pessoas incapacitadas para assumir cargos dentro da operadora de planos de saúde. Diretora da Secretaria de Seguridade Social da Fenasps, Cleuza Maria Faustino, afirmou que o governo vem demitindo todos os gerentes regionais da empresa para empregar apadrinhados políticos.

 — A Geap acabou com o controle social nos estados. Tínhamos conselhos regionais que contribuíam para levar as reivindicações dos assistidos até a empresa — explicou. Diretora da Secretaria de Aposentados da Fenasps, Ana Luísa Dal Lago afirmou que os trabalhadores não podem permitir que a Geap faça novo reajuste e que expulse do plano o restante dos contribuintes. Ela afirmou que, se não houvesse corrupção e desvio de verba, não seria necessário um reajuste tão alto como o que foi feito em 2016. — Pedimos ajuda tanto na questão do aumento quanto para acabar com a ingerência dos governos dentro da Geap.

Representando a operadora, Adilson Moraes da Costa, afirmou que a Geap luta diariamente para oferecer o menor reajuste de preço. Ele explicou que a entidade não tem fins lucrativos e o que arrecada é para pagar os custos assistenciais. Segundo Costa, em 2016 os beneficiários tiveram que arcar com reajuste maior da contribuição em função da própria inflação dos custos médicos, multas e ações judiciais. A diretora de Controle de Qualidade da Geap, Luciana Carvalho, ressaltou que 49% dos beneficiários estão na faixa etária acima de 59 anos, o que aumenta os custos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra