sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Universidades conhecem projeto de dimensionamento da força de trabalho no serviço público


BSPF     -     01/12/2017




Iniciativa foi apresentada durante Fórum de Pró-reitores de Gestão de Pessoas, em Maceió

Pró-reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais conheceram, nesta quinta-feira (30), o projeto do novo modelo de gestão de dimensionamento da força de trabalho para os órgãos do Governo Federal. A iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) foi apresentada durante o Fórum de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) das Instituições Federais de Ensino Superior, que está sendo realizado em Maceió.

A proposta é uma parceria do Ministério com a Universidade de Brasília (UnB). “Esta é mais uma iniciativa do governo para se aproximar do meio acadêmico, em busca de soluções para enfrentar os desafios da gestão de pessoas. A adoção desta metodologia vai permitir uma melhor identificação e redução das lacunas entre a força de trabalho de hoje e as necessidades futuras”, afirma Fernando Siqueira, secretário adjunto de Gestão de Pessoas.

Em cinco anos, o projeto pode gerar uma economia de R$ 193,5 milhões para o governo. Nesse período, serão realizados os aprimoramentos e as customizações da metodologia para os órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). O uso da metodologia ainda diminuirá o tempo gasto para a análise da força de trabalho. Atualmente, este estudo é realizado em dois anos. Com o modelo, ele será feito em três meses.

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP) utilizará o modelo como base para suas estratégias no setor. Um exemplo prático de uso da metodologia está na autorização para novos concursos públicos. Nos órgãos, a aplicação vai ajudar na adequação do quantitativo ideal de pessoas, apontar indicadores de necessidades de automação e realizar o mapeamento de processos e de competências.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra