BSPF - 16/06/2018
Dados constam do “Informe de Pessoal”, parceria do
Planejamento com a Enap, e são complementares aos do Painel Estatístico de
Pessoal
O perfil do servidor público mudou. Em 2000, cerca de 52% do
total de servidores públicos possuíam até o ensino médio de escolaridade. Esse
número caiu pela metade em 2018, chegando a 25,16%. Já o número de servidores
com ensino superior ou pós-graduação saiu de 48% em 2000 para aproximadamente
75% em 2018.
As informações são da publicação “Informe de Pessoal”,
divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com
o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
As informações do “Informe de Pessoal” são complementares
aos dados disponíveis no Painel Estatístico de Pessoal (PEP). “ A sociedade só
tem a ganhar quando dados de pessoal do governo federal são analisados pela
Enap”, afirma Augusto Chiba, secretário de Gestão de Pessoas do MP.
A nova publicação faz uma análise estatística dos dados
sobre o pessoal civil ativo do Poder Executivo Federal, com foco nos órgãos
superiores. Para produzir o informe, a equipe da Enap fez os seguintes cortes:
escolaridade, remuneração, cargos e funções e raça/cor. O “Informe de Pessoal”
faz parte do projeto Infogov, que contará também com uma plataforma online onde
cidadãos poderão fazer consultas.
Para o diretor de Formação Profissional e Especialização da
Enap, Paulo Marques, “é uma honra” a Enap colaborar na produção deste primeiro
informe sobre a área de pessoal. “Estas informações estão à disposição da
sociedade como um todo, para que a gente possa pensar, refletir e construir
alternativas na gestão de pessoas do governo federal”, disse, no lançamento da
publicação.
PEP
Nova versão do PEP foi lançada este mês pela Secretaria de
Gestão de Pessoas (SGP/MP). Mais abrangente, permite retroagir no tempo com
dados captados diretamente de sistemas como o Sistema Integrado de
Administração de Recursos Humanos (Siape) e o Sistema Integrado de
Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
A partir de agora, um pesquisador ou qualquer pessoa
interessada pode fazer extrações variadas, no espaço de tempo desejado e por
grupos de servidores, estados etc.
O PEP foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a
transparência ativa e simplificar o acesso às informações estatísticas da
gestão de pessoas do governo federal.
Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão