quarta-feira, 20 de junho de 2018

Secretário Chiba defende que a Gestão de Pessoas deve ser estratégica


BSPF     -     20/06/2018




Planejamento da força de trabalho e projetos estruturantes são importantes para melhorar o atendimento da população

O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Augusto Chiba, defendeu, na manhã desta quarta-feira (20), que a Gestão de Pessoas deve ser planejada de forma estratégica e com projetos estruturantes no âmbito do governo federal. Chiba representou o Ministério na oficina do Banco Mundial sobre "Gestão de Pessoas e de Folha de Pagamento no setor público: desafios para o Brasil", em Brasília.

“Nosso problema é muito maior do que somente a gestão da folha de pagamento. Ela é uma consequência. Precisamos ter um planejamento muito criterioso para melhorar a Gestão de Pessoas e atendermos melhor à população”, afirmou Chiba. Segundo o secretário, existem atualmente 25 projetos em desenvolvimento na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP).

Um deles é o de Dimensionamento da Força de Trabalho. Esta ação – uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) – vai permitir melhorar a qualidade e eficiência do serviço público a partir da obtenção de informações mais seguras sobre a força de trabalho e as necessidades futuras, impactando assim nas autorizações para concursos públicos.

O uso da metodologia ainda diminuirá o tempo gasto para a análise da força de trabalho. Atualmente, esse estudo é realizado em dois anos. Com o novo modelo, ele será feito em três meses. O projeto, que neste momento está sendo customizado para cinco órgãos, deve gerar uma economia de R$ 40 milhões por ano nos próximos cinco anos.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra