BSPF - 21/08/2018
Operadora de planos de saúde para servidores públicos, a
Geap vai na contramão do setor e obtém retorno de 121% sobre o patrimônio
Desde 2015, as operadoras de planos de saúde perderam 3,1
milhões de clientes por causa da dificuldade crescente das pessoas em arcar com
o custo dos planos. Ruim para os consumidores, ruim para as empresas — mais de
100 planos de saúde encerraram as atividades no período. Nesse cenário, a Geap,
que vende planos de saúde para servidores públicos, destacou-se em 2017. Ela
faturou 1,1 bilhão de dólares e lucrou 74 milhões, gerando um retorno de 121%
sobre o patrimônio — a maior rentabilidade entre as 500 maiores companhias do
país. Para obter esse desempenho, a Geap tem buscado ampliar a clientela.
Originalmente voltada para funcionários federais, a empresa tem feito convênios
para atrair também servidores estaduais e municipais. Além disso, criou um
programa de parcelamento das dívidas dos clientes. “São opções que buscamos
para segurar nossos beneficiários”, diz Leopoldo Jorge Alves Neto, diretor
executivo da Geap.
450 mil é o número de beneficiários do plano de saúde da
Geap — há alguns anos, a carteira era superior a 600 000. Do total de
beneficiários, mais da metade tem mais de 59 anos e 500 pessoas têm acima de
100 anos, um fator que pressiona o custo de manutenção dos serviços.
17 mil é o número de prestadores de serviços conveniados da
geap em todo o país, entre hospitais, clínicas e médicos. A empresa deve
ampliar o número até o fim de 2018, após a assinatura de contratos que firmou
para oferecer seus planos de saúde a servidores públicos estaduais e
municipais.
95 milhões de reais é o valor dos investimentos previstos
para este ano em prevenção de doenças e promoção da saúde. Um dos projetos é o
Idoso Bem Cuidado, cujo objetivo é identificar fragilidades, oferecer palestras
educativas, atividades culturais e esportivas para melhorar a qualidade de vida
das pessoas.
Por Anderson Ferreira
Fonte: Revista Exame