BSPF - 28/09/2018
A iniciativa modernizará a aquisição de materiais de
expediente e de suprimentos de informática
A partir da próxima segunda-feira, 1º de outubro, entrará em
funcionamento o novo modelo de aquisições de materiais de expediente e
suprimentos de informática, o Almoxarifado Virtual. A iniciativa foi
estabelecida pela Instrução Normativa nº 08, publicada nesta sexta-feira, 28, e
passará a valer para órgãos do Executivo Federal localizados no Distrito
Federal.
Atualmente, cada órgão é responsável pela totalidade do
processo de planejamento, especificação, aquisição, armazenamento, separação,
distribuição e desfazimento de materiais. Esse formato demonstra, muitas vezes,
replicação de esforços para atendimento das necessidades, além da ocupação de
espaço físico, pessoas e sistemas para essa finalidade.
No novo modelo, que funcionará como Centro de Serviços
Compartilhados (CSC), gerenciado pelo Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão (MP), o fornecedor contratado prestará os serviços
logísticos de fornecimento de suprimentos de escritório, incluindo
armazenamento, separação e distribuição nas unidades. O modelo segue os mesmos
parâmetros já utilizados pelo TáxiGov.
Dessa forma, os órgãos deixarão de adquirir individualmente
os itens de material de expediente, sendo supridos pelo modelo just-in-time
(sob demanda). A tendência, no médio e longo prazo, é que os níveis de estoque
sejam significativamente reduzidos, assim como as perdas por dimensionamento ou
armazenamento inadequados.
Além de permitir a padronização dos materiais e eficiência
dos gastos públicos, a plataforma eletrônica será disponibilizada aos órgãos
com funcionalidades que possibilitarão a realização e o acompanhamento de
pedidos, bem como a obtenção de informações para o gerenciamento, controle e
monitoramento de toda operação.
A realização de pedidos e as entregas serão feitos em
períodos definidos, de acordo com o planejamento de cada um, proporcionando
equilíbrio à operação logística e redução de custos. A iniciativa também tem
por objetivo estabelecer parâmetros de controle de qualidade e definir valores
mínimos de solicitação.
A migração para o novo modelo será realizada em duas etapas.
A primeira fase tratará de implantar o sistema em 10 órgãos (lista abaixo) já
capacitados pelo MP. A segunda está prevista para o primeiro bimestre de 2019
nos demais Ministérios.
Com a implantação do novo modelo, espera-se uma redução de
68% nas despesas associadas ao suprimento de materiais de expediente e de
informática, que atualmente somam R$ 18,9 milhões/ano para a administração
direta no DF. Dos custos totais, 66% estão relacionados a gastos
administrativos.
MIGRAÇÃO - 1ª FASE
• Ministério
dos Transportes, Portos e Aviação Civil
• Ministério
da Integração
• Ministério
da Educação
• Ministério
do Desenvolvimento Social
• Ministério
da Saúde
• Ministério
do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
• Ministério
da Transparência e Controladoria-Geral da União
• Ministério
da Justiça
• Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
• Ministério
da Cultura
Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão