sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Pessoa que adota e ocupa cargo comissionado também tem estabilidade, afirma AGU


Canal Aberto Brasil     -     14/09/2018




A Advocacia-Geral da União – AGU fixou, por meio de um parecer, entendimento de que a estabilidade assegurada às empregadas gestantes e adotantes do momento da gestação até seis meses após o parto ou adoção de criança também alcança as ocupantes de cargos comissionados na Administração Pública. O documento, elaborado pela Consultoria-Geral da União, modifica entendimento anterior da AGU sobre o tema.

A AGU entendia que as ocupantes de cargos comissionados não usufruiriam de tal estabilidade. A alteração é fruto da modificação jurisprudencial, considerando decisão que determinou ao então Ministério da Previdência Social que pagasse indenização a uma servidora exonerada de cargo em comissão durante o período em que usufruía de licença-adotante. De acordo com o parecer, a Administração Pública deve se resguardar contra sucumbências e orientar seus agentes a praticar atos conforme precedentes que vem prevalecendo na jurisprudência dos tribunais.

Ainda, no documento, a AGU observa que o novo entendimento deve ser aplicado não somente porque resguarda de forma mais eficaz valores constitucionais como o da proteção à família, mas também para evitar que a União seja acionada em outras ações judiciais.

Para o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a atuação da Consultoria-Geral da União na produção do novo parecer, além de atender à proteção à família, torna mais racional a atuação da AGU, evitando que os seus membros ingressem com ações discutindo temas que já possuam entendimento firmado nos tribunais.

“A própria AGU lembra que o Supremo Tribunal Federal – STF e o Superior Tribunal de Justiça – STJ já entenderam, em julgamentos recentes, que a estabilidade assegurada às gestantes e adotantes deve ser garantida a todas as servidoras públicas, independentemente da natureza do vínculo mantido com a Administração Pública”, afirma.

Com isso, de acordo com Jacoby, a revisão dos pareceres é uma tarefa constante e importante. “O Direito é uma ciência dinâmica e exige constante atualização, de acordo com as modificações da sociedade como um todo”, destaca Jacoby Fernandes. 

Licença-maternidade nas leis brasileiras

A licença-maternidade é um direito da servidora gestante de se licenciar do serviço, sem prejuízo da remuneração, por um período de 120 dias consecutivos, a contar do primeiro dia do nascimento ou do nono mês de gestação. Assim, além da servidora efetiva, a possibilidade legal da exoneração de cargo comissionado quando sua ocupante é servidora gestante ou em licença-maternidade configura tema objeto de opiniões divergentes e, de forma corrente, decidido em sede judicial.

A Constituição Federal criou a figura do cargo em comissão. Tais cargos são ocupados livremente e, por definição constitucional, demissíveis de igual forma. Tendo em conta a transitoriedade de que se revestem, a nomeação e exoneração do ocupante do cargo em comissão se dá por exclusivo critério de discricionariedade administrativa, a juízo, portanto, da autoridade competente para tal.

Por considerar o caráter transitório dos cargos, observa-se com relativa frequência que as autoridades competentes têm levado a efeito exoneração ainda que a ocupante esteja grávida ou em licença-maternidade. Também não é incomum que tais servidoras recorram à Justiça, a fim de serem reintegradas nos cargos ou para pedir indenizações.

Nessa linha, a Constituição instituiu a licença maternidade, sem prejuízo do emprego e do salário e tal direito foi estendido aos servidores públicos. Em complementação à proteção constitucional à maternidade, o art. 10, inc. II, b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias proibiu a dispensa imotivada da trabalhadora gestante desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

A indagação se dá em relação à estabilidade provisória prevista pelo ADCT no art.10, II, b, quanto à ocupante de cargo em comissão. O art. 6º da Carta Constitucional colocou expressamente como direito social a proteção à maternidade e à infância. Visto que os direitos sociais configuram direitos fundamentais, verifica-se um dever de prestação do Estado, no sentido da efetivação desses direitos.

Nessa linha, o Supremo Tribunal Federal – STF tem se manifestado no sentido de que a exoneração de servidora pública ocupante de cargo em comissão, quando no gozo de licença-gestante, constitui ato contrário à norma constitucional. Tal entendimento pode ser visualizado em inúmeros julgados: RMS 24.263, rel. min. Carlos Velloso; RE 509.775, rel. min. Carmem Lúcia; RE 580.566, rel. min. Ayres Britto; RE 520.077, rel. min. Gilmar Mendes; entre outros.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra