quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Servidores aposentados por invalidez: Sindicatos criticam diferenciação em aposentadoria


Jornal do Senado     -     10/10/2018




Servidores inativos por invalidez adquirida fora do serviço recebem rendimentos proporcionais, enquanto os que ficaram incapacitados em razão do trabalho têm renda integral

A proporcionalidade dos proventos de servidores públicos aposentados por invalidez, prevista na Constituição, foi duramente criticada na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) de ontem. O objetivo da reunião foi debater a PEC 56/2014, que acaba com o tratamento diferenciado por tipo de invalidez, exigindo apenas a constatação da incapacidade laboral comprovada por perícia médica. Pela regra vigente, quem começou a trabalhar em órgão público até a publicação da Emenda Constitucional 41, em dezembro de 2003, e se aposenta por invalidez permanente só recebe proventos integrais se a incapacidade decorrer de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável.

 Na visão da diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Maíra Giannico, a diferenciação atual é injusta porque o Estado deixa de proporcionar o benefício integral no momento em que o servidor mais precisa de recursos para se manter. — A PEC 56/2014 é benéfica porque extingue a maldade dessa proporcionalidade, independentemente das circunstâncias e da data de ingresso no funcionalismo público. O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, também lamentou a proporcionalidade. Ele lembrou que existem mais de 2 mil doenças incuráveis catalogadas pela ciência e ressaltou que a maioria dos pedidos de integralidade dos proventos precisa ser judicializada.

 — Para se tratar, para prover o sustento de sua família e continuar sua vida, muitos servidores passam a receber uma parcela pequena de sua remuneração, e é isso que precisamos reverter. A assessora jurídica do Fonacate, Larissa Benevides Gadelha Campos, também ressaltou a importância da PEC para a parcela de servidores que sofre consequências de fatos imprevisíveis que resultam em incapacidades físicas e intelectuais. Segundo ela, todas as pessoas estão sujeitas a essas situações e, por isso, seus direitos devem ser resguardados, não havendo diferenciações. — A distinção na concessão do benefício é um erro que já vem de muito tempo. É uma redação antiga que precisa ser revista, justamente como estamos fazendo agora com a PEC 56.

Renda insuficiente

O coordenador do Grupo Vítimas da Invalidez, José Antônio Milet Freitas, também defendeu a PEC . Segundo ele, a paridade e a integralidade eram esperadas em 2012, com a aprovação da Emenda Constitucional 70, mas não aconteceram. Freitas ressaltou ainda que o rol de doenças que podem resultar em aposentadoria é direcionado aos integrantes do Regime Geral da Previdência Social, e não aos servidores públicos. Aposentado por invalidez com proventos integrais, ele afirmou que teve a renda diminuída em 56% quando o benefício foi revisto, em 2012. — Existem outros casos, como o de um funcionário que teve a renda diminuída para 45% do salário, em Novo Hamburgo [RS], para 66,7%, no Rio de Janeiro, para 43%, em São Paulo, e cerca de outros 40 testemunhos de pessoas que tiveram sua aposentadoria colocada lá embaixo. 

Eu, por exemplo, preciso do alto custo [programa federal que fornece medicamentos de alto custo] do governo, porque meus remédios são caríssimos e o salário que recebo mal dá para as despesas. Na opinião do diretor financeiro da Pública Central do Servidor, Márcio Costa, o servidor aposentado por invalidez está triplamente prejudicado: além de estar acometido por doença, arca com o alto preço dos medicamentos e sofre com consequências psicológicas. — Essa pauta é um direito nosso e a gente cerra fileira firmemente com um movimento para que a proposta seja aprovada no Senado no tempo mais breve possível.

Tramitação

A PEC aguarda votação no Plenário, onde já foi discutida em primeiro turno. O vice- -presidente da CDH e solicitante da audiência, Paulo Paim (PT-RS), se comprometeu com a causa e disse que aguardará o melhor momento para pedir a votação da proposta. Caso o texto seja aprovado, as aposentadorias por invalidez permanente já concedidas deverão ser recalculadas, e a regra será extensiva a todos os servidores titulares de cargos efetivos da União. Se a aprovação acontecer sem alterações no texto que veio da Câmara, a proposta irá à promulgação.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra