quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Bolsonaro é aconselhado a manter comando da Advocacia-Geral da União


Metrópoles     -     15/11/2018




Grace Mendonça tem apoio de militares e aliados do presidente eleito. Posto é estratégico para enfrentamento político do governo

A advogada-geral da União, Grace Mendonça, é considerada um nome forte para permanecer no posto que ocupa atualmente e estar à frente da defesa do governo Jair Bolsonaro, segundo aliados e auxiliares diretos do presidente eleito. A manutenção no cargo, porém, contrariaria a disposição do presidente eleito em renovar totalmente a Esplanada dos Ministérios.

A equipe de transição de governo já recebeu alertas sobre o enfrentamento político que o novo governo terá que encarar. As contestações à indicação do juiz federal Sérgio Moro para o Ministério da Justiça, sobretudo por parte do PT, serviram como um indicativo da batalha jurídica que se avizinha.

Desde o fim da gestão Dilma Rousseff, o vai e vem de decisões liminares envolvendo nomeações de ministros nos últimos tempos ainda assombra a memória do Palácio do Planalto. A atuação da AGU é determinante em situações como essa.

Além de ter um perfil técnico e ser servidora de carreira, Grace Mendonça mantém trânsito fácil e boa interlocução nos tribunais superiores, critérios considerados fundamentais para o comando da AGU.

A advogada-geral da União desfruta ainda de prestígio entre políticos próximos a Bolsonaro, como a recém-indicada ministra da Agricultura e uma das lideranças da bancada ruralista no Congresso, Tereza Cristina. Grace Mendonça também conta com o apoio da atual cúpula das Forças Armadas.

Outro termômetro considerado pela equipe de transição para analisar o futuro da AGU envolve a relação do Palácio do Planalto com o Judiciário. Bolsonaro tem evitado se indispor com os magistrados em meio aos embates a partir da aprovação pelo Congresso Nacional do aumento da remuneração de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República.

O presidente eleito também tem procurado demonstrar boa vontade com a cúpula do Judiciário. Ao iniciar a série de reuniões com os presidentes de tribunais superiores durante as últimas passagens por Brasília, Bolsonaro chegou a afirmar que consultaria o presidente do STF, ministros Dias Toffoli, antes de tomar decisões de governo.

Em outra frente, o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal tenta emplacar um novo nome para o posto de comando da AGU.

Uma lista tríplice com sugestões de nomes  – resultante de processo eleitoral interno das carreiras de procurador da Fazenda Nacional, advogado da União e procurador federal – foi enviada nesta semana à equipe de transição de governo. A nomeação para o comando da AGU, entretanto, é atribuição exclusiva do presidente da República.

Por Bruno Peres e Ian Ferraz


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra