sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Governo sugere igualar salário do servidor ao de trabalhador do setor privado


BSPF     -     16/11/2018




Proposta consta em relatório elaborado pelo Ministério do Planejamento e que será entregue à equipe de transição de Jair Bolsonaro

Ignorando o parecer jurídico do Senado que considerou inconstitucional a MP que pede o adiamento do reajuste do funcionalismo, o governo Michel Temer insiste em postergar o aumento de uma parcela dos servidores – o qual já vem sendo adiado há dois anos. Agora, o argumento é de que o salário dos servidores públicos está acima da média e deve ser equiparado aos trabalhadores da iniciativa privada. E uma das formas de fazer cair a margem salarial da categoria é jogar o reajuste previsto para 2019 para 2020. O reajuste do funcionalismo foi negociado em 2015, ainda com a presidente Dilma Rousseff, o qual deveria ter sido pago em três parcelas: 2017, 2018 e 2019.

Esse entendimento consta no documento Transição de Governo 2018-2019 - Informações Estratégicas, elaborado pelo Ministério do Planejamento, e entregue à equipe de transição do governo Bolsonaro. O objetivo é convencer o novo governo a estacionar a remuneração dos servidores federais, proposta que se alinha ao presidente eleito, que nunca escondeu sua disposição de fazer uma reforma administrativa atacando o funcionalismo.

“É preciso que se diga que muitos servidores públicos, sobretudo do Executivo, já têm uma remuneração abaixo de profissionais da iniciativa privada. Ao longo dos anos estamos perdendo o poder de compra, haja vista que os poucos reajustes concedidos por sucessivos governos não repõem, muitas vezes, nem a inflação. Além disso, não dá para comparar o papel do servidor público com o da iniciativa privada, com todo respeito a esses trabalhadores. Somos agentes do Estado para servir à sociedade. Essa é a nossa função. E merecemos ser bem remunerados. Não vamos desistir de lutar por reajustes e melhores condições de trabalho”, salienta o secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.

Atualmente, há servidores que recebem apenas R$ 1.467,49, o menor salário pago ao funcionalismo federal, segundo o relatório do governo Temer. Mesmo assim, no documento, o Ministério do Planejamento diz que a máquina pública não está inchada, que o número de funcionários não é excessivo, mas, no entanto, alega que o que onera as contas públicas são os “altos salários”. "O quantitativo de servidores não se apresenta como ponto de alerta crítico, mas é real a necessidade de rever a atual configuração da administração pública federal", diz trecho do documento.

Embora defenda o arrocho salarial ao funcionalismo, o documento do governo Temer se contradiz, quando revela eu 80,3% dos servidores tiveram reajustes abaixo da inflação nos últimos dois anos. Poucos setores conseguiram um aumento acima da inflação, como foi o caso dos policiais federais. O relatório também propõe alteração no modelo de carreiras do serviço público, com implantação de "metas e resultados, desenvolvimento, avaliação de desempenho, governança e liderança, processo seletivo e certificações". Atualmente, existem 1.275.283 servidores, sendo metade - 634 mil –  ativos e o restante aposentados e pensionistas.

Fonte: Condsef/Fenadsef


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra