segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Servidores: Bolsonaro analisa medidas de Temer


BSPF     -     24/12/2018




A equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) analisa uma a uma as medidas adotadas ou propostas pelo presidente Michel Temer que podem ser implementadas pelo futuro governo para cortar gastos com a folha de pagamento dos servidores.

O assunto ganhou força no âmbito da Transição após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski suspender a MP (Medida Provisória) de Temer que adiava do ano que vem para 2020 o reajuste. Uma das medidas em discussão é a que fixa UM teto de R$ 5 mil para o salário inicial dos futuros funcionários federais.

Recuo

Cálculos feitos em abril pelo governo Temer apontavam que o governo poderia economizar R$ 69,8 bilhões em dez anos com o teto salarial. O emedebista, no entanto, desistiu de enviar a proposta ao Congresso Nacional para evitar desgaste com servidores em ano eleitoral.

Estabilidade

Outra medida que poderá ser adotada pelo governo de Bolsonaro é a que flexibiliza a estabilidade dos servidores. A proposta foi apresentada à equipe de transição pelo atual ministro do Planejamento, Esteves Colnago, futuro secretário-geral adjunto da Fazenda do Ministério da Economia, que será comandado por Paulo Guedes.

Medidas antipáticas

O futuro secretário-geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, tem admitido que o próximo governo terá que adotar “medidas antipáticas” em decorrência de algumas decisões, como a de Lewandowski.

Por Leandro Mazzini

Fonte: O Sul


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra