sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Servidores fazem lobby por benefícios ou promoção junto à equipe de transição


BSPF     -     28/12/2018




Brasília – Em busca de ampliação de benefícios ou um “upgrade” de status no serviço público, carreiras de servidores se organizaram e aproveitam o período de transição para intensificar o lobby sobre o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

As pressões chegam à sede do governo de transição em nome de diversas categorias. Nas últimas semanas, a equipe do futuro governo recebeu visitas, estudos e cartas com pedidos.

Entre os grupos que tentam aproveitar a reforma administrativa para emplacar mudanças estão procuradores federais e servidores da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

As demandas entram em choque com interesses de servidores do Banco Central, procuradores da Fazenda e advogados da União.

A Anafe (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais), que representa procuradores federais, encomendou um estudo à FGV (Fundação Getulio Vargas) para apresentar à equipe de transição benefícios gerados pela fusão das carreiras de procurador federal, procurador da Fazenda Nacional, procurador do Banco Central e advogado da União.

O levantamento, entregue pessoalmente ao futuro ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, simula uma economia anual de até R$ 1 bilhão com as mudanças administrativas.
Essas áreas estão cada vez mais próximas e há muito retrabalho”, afirmou o presidente da Anafe, Marcelino Rodrigues.

A proposta é criticada por representantes das outras carreiras envolvidas.
A presidente da Anauni (Associação Nacional dos Advogados da União), Márcia David, rejeita a unificação.

“É juntar quatro carreiras em uma só com o mesmo quantitativo de servidores. É trocar seis por meia dúzia. É um pleito corporativo de um segmento”, afirmou.

Nesse caso, haveria uma evolução no status dos procuradores federais, uma vez que os níveis salariais são hoje equivalentes.

Os procuradores federais atuam para a PGF (Procuradoria-Geral Federal), órgão criado em 2002 para prestar serviços jurídicos às autarquias e fundações públicas. A PGF é vinculada à AGU (Advocacia-Geral da União).

Para o presidente do Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional), Achilles Frias, a fusão poderia prejudicar os trabalhos da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), órgão de consultoria jurídica do Ministério da Fazenda.

“Vamos abrir mão dessa especialidade que tem trazido bons resultados em prol de uma unificação mal pensada?”, disse.

O Sindsusep (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Susep) apresentou uma carta ao novo governo. A entidade pede a unificação da Susep e da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) ao BC.

“Essa fusão se justifica pelo grande porte e interconectividade das instituições supervisionadas por Susep, Previc e Banco Central. Não faz sentido avaliar as condições das seguradoras e bancos de forma segregada”, diz o documento.

O Previc, a Susep e o BC têm carreiras e níveis salariais distintos, o que poderia gerar atrito entre os funcionários dos órgãos.

O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) enviou uma carta ao futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para se posicionar contra a medida.

Com a reestruturação administrativa e mudanças em ministérios, auditores fiscais do Trabalho e auditores fiscais da Receita Federal também se movimentam.

Após a definição de que o Ministério do Trabalho será extinto e a fiscalização trabalhista será transferida para o Ministério da Economia, o Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) defendeu a “otimização do esforço fiscalizatório do governo”.

A entidade destacou o “caminho natural” de aproximar as fiscalizações da Receita e do Trabalho.
A ideia não foi bem recebida na Receita. A Unafisco (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita) afirma que não há afinidade entre as carreiras e que a arrecadação de impostos seria prejudicada.

“A fiscalização de trabalho não tem relação com a fiscalização tributária. É como juiz de futebol e juiz de direito. Tem o mesmo nome, mas não é a mesma coisa”, disse o presidente da Unafisco, Kleber Cabral.

Enquanto as carreiras seguem na disputa pela atenção do novo governo, o futuro ministro da Economia disse a interlocutores que esse tema não é uma prioridade da transição.

(Folhapress)

Fonte: Paraíba Online


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra