segunda-feira, 18 de março de 2019

Maia diz que o Orçamento federal foi capturado por grupos de pressão


Agência Câmara Notícias     -     18/03/2019




Presidente da Câmara defende a aprovação da reforma da Previdência como parte de um processo de revisão dos gastos orçamentários

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu nesta segunda-feira (18) a aprovação da reforma da Previdência como parte de um processo de revisão dos gastos orçamentários do País.

Para Maia, o orçamento público federal foi “capturado” ao longo dos últimos 30 anos por corporações públicas e privadas que, reunidas em grupos de pressão, fizeram lobby e acabaram garantindo benefícios junto ao Estado brasileiro.

“A cada ano que passa, os políticos chegam ao Parlamento e têm menos capacidade de atender a sociedade como um todo. Só os grupos de pressão sobrevivem. Na hora de conseguir um aumento, são sempre as principais categorias que conseguem”, criticou Maia. Ele participou nesta segunda-feira de seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, para debater a reforma da Previdência.

Estado inviável

“Construímos nos últimos 30 anos um Estado inviável, impossível de continuar existindo. Ou a política reconstrói as despesas ou o divórcio da política com a sociedade vai ficar cada vez maior”, acrescentou.

Rodrigo Maia sustentou ainda a tese de que muitas pessoas criticam a reforma da Previdência acusando-a de ser contra a população. “A gente está debatendo Previdência e parece que a gente está contra as pessoas. Os servidores públicos, muitas vezes, atacam uma reforma que é a favor deles”, disse.

Na avaliação do presidente da Câmara, o Congresso tem a obrigação de descontruir o modelo de valorização do servidor público adotado ao longo dos últimos anos. Para Maia, ao reduzir a poucos anos a distância entre o piso e o teto remuneratório, esse modelo acabou definitivamente com a meritocracia no serviço público brasileiro.

“Quando você já está no teto [remuneratório], vai todo mundo querer construir algo novo para se remunerar”, disse Maia, criticando propostas que preveem ganhos por produtividade na administração pública. “Servidor público deveria entender que a carreira deveria ser a carreira, sem bonificação. Bonificação é para o setor privado.”

Convencimento

Maia comentou ainda o processo de convencimento de parlamentares para viabilizar a aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso. “Tenho dito ao ministro Paulo Guedes [Economia] que, infelizmente, nós não temos 320 liberais no Parlamento. Será uma construção mostrar aos parlamentares que não tem a agenda de reformas que essa agenda da Previdência é o que vai gerar condições para que o Estado volte a investir na qualidade de vida das pessoas. Senão, nós vamos continuar tirando da sociedade para atender a poucas pessoas, que são aqueles que conseguiram capturar o orçamento público brasileiro”, disse Maia.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra