sábado, 27 de abril de 2019

Servidores vão debater com Ministério da Economia custos dos planos de saúde


Jornal Extra     -     27/04/2019




O Forum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) solicitou uma reunião com o Ministério da Economia para negociar o custeio da saúde suplementar dos servidores públicos da União. A data da reunião deve ser divulgada nos próximos dias.

A proposta do fórum é uma tabela feita nos moldes das determinações da Agência Nacional de Saúde (ANS). Ela redefine os valores de contrapartida de acordo com a faixa etária do beneficiário. As entidades também querem a equiparação da contrapartida paga hoje pelos servidores e pelo governo — o servidor arca com 80% do valor da mensalidade e o governo custeia, em alguns casos, 10%.

Segundo o diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Rogério Expedito, por conta dos preços dos planos, muitos servidores têm desistido de ficar nos convênios da Geap e da Capsaúde e isso gera uma crise porque a saída dos trabalhadores que não conseguem arcar com o custeio das mensalidades cobradas onera os que decidem ficar. “A vida toda os servidores contribuíram com plano de saúde e agora, quando muitos precisam, não estão conseguindo pagar as mensalidades”, explicou.

O forum também pretende tratar do reajuste salarial dos servidores federais, mesmo com o governo federal indicando que não vai conceder aumento.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra