sábado, 11 de maio de 2019

TCU vai decidir sobre gratificação paga aos auditores-fiscais da Receita Federal


Jornal Extra     -     11/05/2019




O Tribunal de Contas da União (TCU) fez uma análise técnica no Bônus de Eficiência, uma gratificação que chega a R$ 3 mil, paga aos 23 mil auditores-fiscais da Receita Federal. Segundo a análise, o bônus pode estar irregular por não incidir na contribuição previdenciária dos servidores, sendo que esse valor é incorporado à aposentadoria e ainda pode estar havendo um descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

A assessoria do TCU informou que o ministro Bruno Dantas ainda vai analisar o processo e o plenário vai decidir sobre a gratificação. 

Vice-presidente de políticas e classes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Luiz Cláudio Martins, explicou que a legislação prevê o pagamento do bônus, mas faltou regulamentar como se calcularia o benefício. Os auditores defendem a incorporação da gratificação aos vencimentos.

— Esse bônus foi fruto de um acordo com o governo federal para a reposição salarial, mas o valor não foi incorporado ao salário, e defendemos essa incorporação. Queremos também a regulamentação desse benefício que está previsto em lei, para acabar com essa insegurança jurídica, comentou o vice-presidente.

No ano passado, o pagamento do Bônus de Eficiência aos aposentados também foi alvo de análise pelo TCU. O entendimento à época foi pela inconstitucionalidade do pagamento aos aposentados, mas a decisão foi suspensa por liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por Camilla Pontes


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra