segunda-feira, 24 de junho de 2019

Concursos: órgãos federais querem abrir 20 mil vagas no próximo ano


Metrópoles     -     24/06/2019




Governo recebeu os pedidos de seleções para 2020. Bolsonaro, porém, disse que Brasil "dificilmente terá concursos nos próximos anos"

O destino dos concursos do próximo ano começa a ser traçado. O prazo para os ministérios, autarquias e órgãos do Executivo Federal apresentarem os pedidos terminou em 31 de maio, e cabe ao Ministério da Economia analisar as solicitações para autorizar ou não a realização de processos seletivos. Pelo menos 20 mil vagas estão na lista de espera, de acordo com o levantamento dos postos mais relevantes feito pela coluna Vaga Garantida (confira quadro abaixo).

A posição do chefe da pasta, ministro Paulo Guedes, tem sido clara desde o início do mandato: a prioridade é fazer todo o possível para evitar novas seleções. Ele chegou a declarar na Câmara dos Deputados que “há servidores demais” e um dos meios para reduzir os quadros é não repor os funcionários públicos que se aposentarem.

Declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro nesse sábado (22/06/2019) reforçam o discurso. “Paulo Guedes decidiu basicamente que poucas áreas terão concurso, porque não tem como pagar mais. O problema é esse. A gente até gostaria em uma área ou outra. Abri uma exceção para a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Fora isso, dificilmente teremos concurso no Brasil nos próximos anos”, completou.

Tanto os entes governamentais quanto as entidades representativas das carreiras discordam das falas do ministro Paulo Guedes. Diversos alertam para os atuais e os futuros comprometimentos e deficiências no atendimento às demandas, em razão da falta de pessoal.

Para manter o cumprimento das funções, muitos estão recorrendo aos processos de mobilidade interna para preencher vagas em atividades-meio, às gratificações por trabalhos extras, como na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e aos abonos permanência – reembolso da contribuição previdenciária para aqueles que atendem prontamente aos requisitos para inatividade.

Prioridades

Guedes herdou uma bola de neve que tem crescido a cada ano. A partir do segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), as suspensões e os cancelamentos dos concursos públicos voltaram à pauta como uma política padrão para contenção de gastos, na contramão da expansão da máquina pública e do...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra