sexta-feira, 28 de junho de 2019

Entidades representantes de servidores federais criticam ações do governo


Jornal Extra     -     28/06/2019




Associações e sindicatos de servidores federais divulgaram, nesta quinta-feira (27), uma nota conjunta em que se dizem contrários à atuação do governo federal em relação às ações feitas nos órgãos públicos. Assinam a nota as representações sindicais dos funcionários do BNDES, Ipea, IBGE, universidades, Fiocruz, Ibama e dos órgãos da carreira de Ciência e Tecnologia. Segundo o documento "o objetivo é alertar a sociedade para as consequências do desmonte dos serviços prestados".

As entidades mostram preocupação com a alteração no questionário do Censo Demográfico e as mudanças na metodologia de coleta às vésperas de sua realização. Segundo o texto, "as mudanças estão sendo conduzidas desconsiderando os protocolos de validação e a qualidade técnica do trabalho dos funcionários do IBGE, que são referência na comunidade internacional de estatística".

A nota critica o afastamento em maio da chefe do Departamento de Meio Ambiente, Daniela Baccas, que respondia pela gestão do Fundo Amazônia. À época, o BNDES justificou a medida para atender as alegações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre supostas irregularidades na gestão do Fundo.

"O Fundo é um dos mecanismos financeiros mais controlados e auditados do país, tendo recebido avaliação técnica positiva pelo TCU. O BNDES pode ser também atingido caso venha a se concretizar a proposta de mudança do artigo 239 da Constituição Federal, que levaria a interrupção dos repasses do Fundo de Amparo ao Trabalhador", alerta o documento.

Segundo as instituições, o governo federal cortou 95% dos recursos destinados aos programas para políticas sobre mudanças climáticas, diminuiu o combate ao desmatamento da Amazônia e aos crimes ambientais e permitiu a liberação de agrotóxicos, entre outras ações. A nota critica o posicionamento do governo em desautorizar as medidas tomadas pelos servidores e as intervenções nas instituições de ensino superior "O Ministro da Educação nomeou reitores ignorando consultas realizadas às comunidades acadêmicas, como na Universidade Federal da Grande Dourados e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro", dizem.

O documento ressalta que as carreiras de...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra