quinta-feira, 13 de junho de 2019

Servidores: nova transição permite aposentadoria aos 60 para homens e aos 57 para mulheres


Estado de Minas     -     13/06/2019




Novo modelo de transição prevê 'pedágio' de 100% do tempo que ainda falta para se aposentar

O relatório da reforma da Previdência, entregue nesta quinta-feira, 13, pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), estabelece uma nova regra de transição para os servidores públicos, que permitirá a aposentadoria aos 60 anos para os homens e aos 57 anos para as mulheres.

Além da nova idade, o novo modelo de transição prevê um "pedágio" de 100% do tempo que ainda falta para se aposentar.

Os servidores que ingressaram no serviço público até 2003 mantêm os direitos a integralidade e paridade dos salários.

As novas alíquotas e o escalonamento para os servidores da União também foram mantidos no relatório conforme a proposta original do governo.

Já a alteração de alíquotas em para os funcionários públicos estaduais e municipais dependerá de ratificação das respectivas assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

Acordo de procedimentos

O presidente da Comissão Especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PL-AM), ressaltou na manhã desta quinta-feira que o acordo de procedimento firmado entre parlamentares da base e da oposição não diz respeito ao conteúdo da reforma, mas apenas à forma como o debate será levado.

"O acordo de procedimento não diminui as profundas contradições em relação ao conteúdo da matéria. A oposição legitimamente registra sua contrariedade e o governo legitimamente defende que a matéria é importante. Esses espaços de debate serão garantidos pela comissão", afirmou, ao abrir a sessão para a leitura do relatório pelo deputado Samuel Moreira.

Pelo acordo firmado nesta quinta, a oposição fará a obstrução usual e, em contrapartida, serão garantidas todas as inscrições de oradores e não será apresentado um requerimento de encerramento da discussão.

"O debate será mais alongado, mas será sobre o conteúdo e o mérito da proposta, e não com debates secundários. Todos os deputados e deputadas preferem a chance de debater o conteúdo do que debater requerimentos de inversão de pauta e de leitura de ata", disse Ramos.

Debate de qualidade

Para o presidente a comissão terá a responsabilidade de não atrasar matéria, mas também irá assegurar um debate de qualidade. "Entramos em uma fase fundamental de um debate importante para a vida dos brasileiros. Precisamos construir um debate qualificado", avaliou.

Ramos deixou claro que o acordo firmado nesta quinta vale apenas para a fase de discussão do relatório. "Para o processo de votação, teremos novas reuniões preparatórias e poderemos ter novo acordo de procedimento", completou.

O presidente da comissão voltou a dizer não ser possível marcar uma data para a votação do texto. "O tempo tem elementos que independem da vontade desse presidente. O tempo da votação está condicionado à quantidade de oradores escritos, à quantidade de destaques e ao acordo em torno dos pontos do texto. Não tem como definir data antes", repetiu.

(Estadão Conteúdo)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra