sábado, 8 de junho de 2019

Servidores: redução de salário e de jornada


BSPF     -     08/06/2019




Governadores ainda defendem redução salarial de servidores

STF adiou julgamento de ação que tratava do assunto; não nova data para ADIO 2238 ir ao plenário
Rio - Governadores de estados em crise não desistiram de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que os ministros autorizem a redução de salário de servidores — mediante a diminuição da jornada de trabalho. Nesta quinta-feira, a Corte adiou mais uma vez o julgamento sobre o tema, já que outros discussões 'tomaram' a pauta.

Apesar do adiamento, a medida ainda é defendida pelos governadores, que atuam nos bastidores do Supremo. Secretários estaduais de Fazenda também já encaminharam aos ministros do STF uma carta pedindo a liberação do corte salarial.

Entenda

Ainda não foi marcada uma nova data para o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2238 — proposta em 2001 pelo PT, PSB e PCdoB —, bem como de outros processos que também questionam itens da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A ADI 2238 trata do artigo da LRF que autoriza a redução de jornada e de salário quando os gastos com pessoal ultrapassam o limite imposto pela lei.

O dispositivo está suspenso por liminar concedida pela Corte em 2002. E na sessão de ontem os ministros avaliariam o mérito da questão.

Venda de estatais

Já a discussão sobre a venda de estatais sem aval do Congresso Nacional teve um desfecho. Os ministros do Supremo decidiram que o governo federal não pode privatizar suas empresas — como Petrobras e bancos públicos — sem que a iniciativa passe pelo crivo do Legislativo.

A Corte liberou, no entanto, a venda de subsidiárias de estatais sem a necessidade de autorização prévia do Congresso. A privatização também poderá ser feita sem licitação, segundo o STF.

Por Paloma Savedra

Fonte: O Dia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra