Agência Brasil
- 07/07/2019
Brasília - O Ministério da Economia atingiu a marca de 300
serviços digitais que passaram a ser ofertados ao cidadão. De acordo com a
pasta, além da melhora no atendimento à população, a medida traz economia.
Por meio do portal serviços.gov.br, o cidadão pode obter
informações sobre saque do abono salarial, fazer declaração do Imposto de
Renda, parcelar dívidas com o governo, agendar atendimento para tirar a
Carteira de Trabalho, entre outros. Entre os principais serviços procurados
estão os prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com o secretário especial de Desburocratização,
Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, a meta do governo federal é digitalizar
1.000 serviços públicos até o fim de 2020. “Os processos de desburocratização e
de transformação digital serão decisivos para resgatar a confiança da sociedade
nas instituições públicas", diz Uebel.
INSS
Segundo o órgão, 90 dos 96 serviços poderão ser acessados. A
maioria já era oferecida e a última atualização será feita nesta semana, quando
estarão disponíveis a solicitação do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal,
serviços sobre acordos internacionais previdenciários e a validação do Segurado
Facultativo de Baixa Renda.
Por meio do Meu INSS, já são feitas solicitações de
aposentadorias urbanas, salário-maternidade, agendamento de perícia, entre
outros.
Nas agências do INSS ficarão serviços que só podem ser
feitos de forma presencial, como perícia médica, prova de vida, avaliação
social, vista ou carga de processos, devolução de documentos e outros
cumprimentos de exigências.