terça-feira, 13 de agosto de 2019

ANS e Ministério da Economia formatam Almoxarifado Virtual


BSPF   -     13/08/2019




A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está participando, em conjunto com o Ministério da Economia, da formatação do projeto Almoxarifado Virtual. Trata-se de um modelo de aquisições de materiais de expediente e suprimentos de informática, destinado aos órgãos do Executivo Federal, realizado por intermédio da logística por demanda (just-in-time), método propagado pelas montadoras de veículos que reduz drasticamente os estoques. A ideia do governo é reduzir despesas com a atualização dessa plataforma tecnológica.

A licitação será realizada de forma centralizada pelo ministério. Para a aquisição dos materiais, será disponibilizado aos usuários e aos gestores um sistema virtual para a compra de materiais previamente definidos pela Central de Compras. Após o pedido realizado, os materiais serão entregues pela empresa contratada, que será responsável pelo transporte dos produtos ao contratante.

A iniciativa deve gerar maior eficiência nos gastos, menor tempo de entrega e mais auxílio mútuo para o crescimento, principalmente sustentável, de toda a administração pública, de acordo com fontes do governo. A meta é reduzir os níveis de estoque, de forma significativa, assim como as perdas por dimensionamento ou armazenamento inadequados, bem como economizando os gastos com locações e manutenção dos espaços destinados aos almoxarifados. Outra vantagem da ferramenta é que os órgãos com suas licitações desertas ou fracassadas passarão a contar com as compras nacionais para os itens licitados. 

O projeto será apresentado pela ANS e pelo Ministério da Economia aos órgãos e entidades da administração pública federal no dia 16/08, das 9h às 19h, no Rio de Janeiro.

Por Hamilton Ferrari

Fonte: Blog do Vicente


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra