sábado, 17 de agosto de 2019

Reestruturação não afetará direitos dos servidores da Câmara, diz Sampaio


BSPF     -     17/08/2019




O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, explicou para servidores da Casa as linhas gerais do acordo de cooperação com o MBC, que prevê reestruturação e mapeamento dos serviços e fluxos de trabalho

O auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, ficou lotado de servidores para ouvir do diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, os detalhes sobre o acordo de cooperação com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para a reestruturação e mapeamento dos serviços e fluxos de trabalho. Mas logo no início do discurso, Sampaio deixou claro que ainda não há um "produto acabado". "Vamos apenas falar de expectativas e diretrizes", explicou.

Ele fez questão de enfatizar, porém, que não haverá perdas de direitos para os servidores atuais, com salário médio de R$ 30 mil, nos seus cálculos. Para os que entrarão por concurso público, a ideia é adotar um projeto que já vem sendo discutido para reduzir as remunerações de entrada e prolongar o prazo para chegar ao fim da carreira — o que deverá demorar em torno de 25 anos, por causa da lei do teto dos gastos, que não permite aumento de despesas nos próximos 20 anos.

Redução de pessoal

A necessidade de trabalhar a reestruturação — em parceria com a consultoria Falconi, contratada pelo MEC — se deve à redução de pessoal. "A Câmara tinha 3,7mil servidores, hoje tem 2,8 mil e, segundo estudo do TCU (Tribunal de Constas da União), terá menos 50% em 12 anos. Como será possível entregar o serviço? Por isso precisamos refletir e fazer um mapeamento", assinalou Sampaio.

O resultado da reestruturação deverá aparecer só daqui a quatro meses e meio. Mas até lá vários outros informes serão repassados aos funcionários da Câmara, prometeu.

Por Vera Batista

Fonte: Correio Braziliense


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra